topo blog gestao

Blogs

Blogs

Eventos nacionais e internacionais

Olá!

Esta semana a Pró-Reitoria irá falar sobre três eventos importantes que aconteceram em Estados e ambientes diferentes, mas que trazem conhecimentos importantíssimos não só aos servidores envolvidos, mas também à toda comunidade interna e externa ao IFSC. 

O processo de capacitação é contínuo e tem como objetivo, nas mais diferentes modalidades de eventos (reuniões, congressos, Fóruns, etc), trazer melhorias no planejamento de ações e serviços ofertados pela instituição.

Fórum dos Pró-Reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão  (25/04 a 30/04):

O encontro de Pró-Reitores da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Forproex) reuniu os representantes do ensino, da pesquisa e da extensão dos Institutos Federais de todo o país em Salvador, Bahia. 

No evento aconteceu a recepção dos novos pró-reitores. Foram abordados temas como a curricularização da extensão, a Portaria 983 e os impactos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, as ações de permanência e êxito, entre outros assuntos que tratam das políticas de ensino, pesquisa e de extensão na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT).

Em paralelo ao evento, foi realizado o Congresso de Extensão da Rede Federal (Conext). O evento teve como tema “Extensão ou Comunicação, uma provocação feita por Paulo Freire sobre o papel das instituições de ensino no Brasil”. O objetivo foi promover o diálogo entre as instituições e socializar as práticas e experiências nas ações de arte e cultura, tecnologia, meio ambiente, direitos humanos, comunicação, empreendedorismo, saúde e trabalho.

Durante o Congresso, o servidor do IFSC, Tomé de Pádua, participou de uma das Mesas Redondas, falando sobre a trajetória e os desafios na curricularização da extensão do IFSC.

VI Congresso Internacional de Branding (28/04 a 30/04)

Na última semana, parte da equipe da Diretoria de Comunicação participou do VI Congresso Internacional de Branding, realizado pelo Câmpus Lages em parceria com o Observatório de Marcas, Univates, MBA Internacional Branding & Business, Grupo de Pesquisas Sigmo/UFSC/CNPq e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina – Fecomércio. 

Tradicionalmente, o Congresso Internacional de Branding é realizado em outubro. Por causa da pandemia, o evento ficou dois anos sem ser realizado e, por conta disso, a edição de 2022 acabou sendo antecipada para abril. Foi realizado presencialmente na Pousada do Sesc e teve transmissão on-line.

Com o tema “Multiplicidade e Convergência”, o evento abordou temas como branding, marcas e marketing, propiciando uma imersão em conteúdos atualizados sobre esses temas, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais de Portugal, Espanha, Itália e Chile. Várias abordagens como gestão de marcas, rebranding, a situação atual do branding no país e no mundo foram abordados e trouxeram para a Dircom discussões de possibilidades de inovar o tema dentro da nossa instituição.

Como resultado, podemos dizer que o evento foi uma oportunidade para refletirmos sobre as possibilidades de fortalecimento da nossa marca em Santa Catarina, em um contexto de velozes mudanças sociais e na forma de comunicação com nossos públicos de interesse. Também foi um momento essencial de aproximação da academia com o mercado e a troca de experiências nacionais e instituições parceiras de outros países.

Participantes do Congresso Internacional de Branding em Lages

 

Servidores da Dircom no Congresso Internacional de Branding em Lages

IV Congresso Internacional de Mobilidade - Mobisul (26/04 a 29/04)

O Câmpus Florianópolis - Continente do IFSC foi sede do IV Congresso Internacional de Mobilidade - Mobisul, evento realizado pelo IFSC (Câmpus Florianópolis) em parceria com o Sindepark, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio).

O evento integrou a I Semana da Mobilidade da Grande Florianópolis, junto com o Mundo Car Vex, evento sobre mobilidade elétrica e cidades inteligentes, e encerrou dia 30 de abril com a Parada da Mobilidade.

No dia 26 de abril, foram inauguradas as unidades de geração de energia fotovoltaica do Câmpus Florianópolis - Continente e da Reitoria, com investimentos do programa EnergIF. Além da questão ambiental, de geração de energia limpa e renovável, o IFSC terá economia significativa nos gastos com energia elétrica, recurso que poderá ser reinvestido em outras necessidades da instituição.

O Mobisul marca também o retorno do IFSC à organização de eventos presenciais, com público e palestrantes de várias regiões do Brasil e outros países, como Portugal e Chile. Foi uma demonstração da capacidade de mobilização e organização das equipes de Eventos e Comunicação, além dos demais servidores dos câmpus que contribuíram para o sucesso do Mobisul.

As principais plenárias do evento foram transmitidas ao vivo e gravadas pelo canal do IFSC no Youtube.

Autoridades presentes na abertura do IV Mobisul

 

Inauguração de unidade de produção de energia fotovoltaica no Câmpus Florianópolis - Continente e Reitoria

 

Esperamos sediar mais eventos desse porte nos próximos anos!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 45
Numero de avaliações: 0
Data: 06/06/24
thumbnail
Postagens: 39
Numero de avaliações: 0
Data: 15/07/24
thumbnail
Postagens: 29
Numero de avaliações: 0
Data: 12/07/24
thumbnail
Postagens: 18
Numero de avaliações: 0
Data: 14/06/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 11
Numero de avaliações: 0
Data: 28/06/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24