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IFSC na coordenação do Forproex Sul

Encontro do Forproex Sul foi realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Nos dias 4 e 5 de maio, o IFSC participou do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da região Sul do País (Forproex Sul), representado pelo Pró-Reitor de Extensão e Relações Externas, professor Valter Vander de Oliveira.

O Forproex Sul reúne as Instituições de Ensino Superior (federais e estaduais) dos três estados da Região Sul. Participam do Fórum pelo Paraná (UEL, UEM, Unespar, UEPG, Unicentro, UENP, Unioeste, UFPR, UTFPR, Unila e IFPR), por Santa Catarina (Udesc, IFSC, IFC, UFSC e UFFS), e pelo Rio Grande do Sul (UERGS, IFFAR, IFSUL, IFRS, UFSM, UFRGS, UFPEL, FURG, UFCSPA e Unipampa).

Na reunião realizada na pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi lançado o 41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Seurs 2023, que será realizado em Ponta Grossa. Também houve a escolha da nova coordenação do Forproex Sul. Foram eleitos para a gestão 2023-2024 o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, professor Alfredo Balduíno Santos, como coordenador geral, e o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, professor Valter Vander de Oliveira, como vice-coordenador.

A participação do IFSC nessa coordenação busca ampliar a articulação entre as instituições públicas de ensino superior e participar de forma ativa na definição de políticas acadêmicas de extensão, fortalecer a interação social e consolidar a relação da instituição com a comunidade.

O Forproex Sul continuará se reunindo com uma agenda pré-estabelecida para debater sobre temas relacionados às dimensões da arte e cultura, da comunicação, dos direitos humanos e justiça, da educação, do meio ambiente, da tecnologia e produção, do trabalho e da saúde.

Entre os desafios do fórum está em pauta a consolidação da inserção da extensão nos projetos pedagógicos dos cursos, conforme estabelecem as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. Além disso, busca por formas de melhorar a articulação das Instituições Públicas de Ensino Superior com os movimentos sociais e a comunidade como um todo e pelo financiamento da extensão como política pública de Estado. Por fim, preocupa-se com a importância dos indicadores da extensão e do censo da educação superior como formas de mostrar a extensão como promotora da transformação social, do exercício da cidadania e do fortalecimento da democracia.

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