topo blog gestao

Blogs

Blogs

Inscrições para o Propicie

Olá! Hoje apresentamos o edital do Propicie, o programa de mobilidade internacional do IFSC. Quem escreve é a assessora de Relações Externas e Assuntos Internacionais, Denize Oliveira.

18ª edição do Propicie

Em 2022, o Propicie está em sua 18ª edição e, assim como em suas edições anteriores, está oferecendo bolsas de estudos para que estudantes do IFSC possam realizar pesquisas durante três meses em instituições parceiras no exterior.

Nesse ano, serão cinco bolsas de auxílio financeiro, sendo três para estudantes de cursos técnicos e duas para estudantes de cursos superiores.

Dentre as oportunidades para os estudantes de cursos técnicos, há projetos nos Institutos Politécnicos de Setúbal, de Beja, de Bragança e do Porto, todos em Portugal.

Já para os estudantes de cursos superiores, além de Portugal, os estudantes poderão optar por projetos desenvolvidos na Universidade de Deusto, na Espanha, nas Universidades de Ciências Aplicadas de Neubrandenburg e de Schmalkalden, na Alemanha, e na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme, na Finlândia.

Há algumas novidades no edital deste ano. A primeira é que, após a análise das inscrições, haverá um sorteio eletrônico para ranquear os candidatos, e assim selecionar os estudantes que receberão a bolsa de auxílio financeiro, lembrando sempre que haverá apenas uma vaga por projeto.

A segunda novidade diz respeito à inscrição: alguns critérios continuam, como a matrícula ativa no IFSC, a idade mínima, um bom aproveitamento acadêmico e proficiência em língua inglesa, dentre outros. Mas também teremos critérios específicos para cada modalidade de ensino.

Assim, os candidatos estudantes de um curso técnico integrado ao ensino médio ou concomitante já devem ter completado o primeiro ano do curso e não podem estar no último ano do curso.

Já os candidatos estudantes de um curso técnico subsequente com duração maior do que um ano devem estar matriculados no 2º ou 3º semestres de seu curso, desde que não seja o semestre de conclusão do curso.

Os candidatos estudantes de um curso de graduação (seja ele um bacharelado, uma licenciatura ou um curso superior de tecnologia) devem ter cumprido o requisito de carga horária total integralizada (mínima e máxima), conforme o Anexo II do edital.

E se eu não tiver sido contemplado com a bolsa pelo sorteio, mas quiser fazer a mobilidade mesmo assim? Essa é a terceira novidade! Caso algum candidato não tenha conseguido o auxílio financeiro, mas tenha condições financeiras de se manter no exterior no período da mobilidade, ele poderá concorrer a alguma das vagas remanescentes, caso o projeto para o qual ele se inscreveu ainda tenha vaga disponível.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de junho de 2022. Acesse o edital completo na página do Propicie e fique por dentro de todos os detalhes.

Confira também a notícia publicada no Portal do IFSC sobre o edital.

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24