topo blog gestao

Blogs

Blogs

Internacionalização e mobilidade estudantil

Olá!

Nesta semana, a Diretoria Executiva apresenta algumas das ações que vêm sendo desenvolvidas por meio da nossa Assessoria de Relações Externas e Assuntos Internacionais (Arexi). Essa assessoria foi instituída na atual gestão, vinculada à Diretoria Executiva, dentro do Gabinete da Reitoria.

Além de ser o setor responsável pela interação entre a comunidade acadêmica e as instituições internacionais parceiras, a Arexi também realiza a tramitação de processos de parcerias nacionais. Confira o relato da assessora da área, Denize Nobre Oliveira:

Ações de internacionalização já realizadas

Desde setembro de 2021, a AREXI promoveu as seguintes ações:

- Editais de mobilidade virtual com a Universidade de Deusto (Espanha) e com o Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal);
- Editais de mobilidade presencial com a Universidade do Quebec em Trois-Rivières (Canadá) e com o Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal);
- 8 editais Conif para a Rede (https://portal.conif.org.br/editais);
- Programa Power 4Girls, promovida pela Embaixada dos Estados Unidos e no qual uma equipe do câmpus São Miguel do Oeste foi selecionada;
- Live com AFS Intercultura para divulgação de oportunidades de intercâmbio;
- Reuniões de capacitação para os responsáveis pela internacionalização nos câmpus;
- 2 missões institucionais na Europa (Portugal e Espanha);
- Assinatura de memorandos de entendimento com a Universidad Nacional de Educación a Distancia (Espanha) e com a agência Toronto First Steps (Canadá);
- Tramitação de processos de afastamento do país.

Ações de internacionalização em andamento

Encontra-se em processo de tramitação a assinatura de Acordos de Cooperação com o Centre des études supérieures industrielles – CESI (França), com a Universidad Nacional de Villa María (Argentina), com a Universidade do Porto e com o Instituto Politécnico de Viana de Castelo (ambos em Portugal). Recentemente também foi encaminhado um Memorando de Entendimento com o Instituto Politécnico de Lisboa.

Com relação a novos acordos de Dupla Titulação, estão sendo realizadas as tratativas para novos acordos nas áreas de Engenharia Mecânica, de Enologia e de Engenharia de Alimentos.

Por fim, durante os meses de abril e maio, a equipe da Arexi estará trabalhando na elaboração do edital do Programa Propicie 18 que, ainda em 2022, promoverá a mobilidade para estudantes de cursos técnicos e superiores para participarem presencialmente em projetos de pesquisa em instituições europeias. Paralelamente, o edital do Programa de Dupla Titulação, para estudantes de cursos superiores, também estará em elaboração.

Seminário Luso-Brasileiro / Abril 2022

Entre 4 e 6 de abril aconteceu o Seminário Luso-Brasileiro de Educação Superior, um evento promovido em parceria entre o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nas dependências do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Esse evento contou com a participação da maior delegação de uma missão internacional organizada pelo Conif, com um total de 35 Institutos Federais representados.  

Dentre os objetivos do Seminário estavam buscar o fortalecimento das parcerias entre os Institutos Federais brasileiros e os Institutos Politécnicos portugueses e prospectar novas ações de internacionalização e inovação. Uma das pautas do evento também foi o compartilhamento das boas práticas dos Institutos Federais. Entre elas, destacam-se o projeto Lapassion (promovido pelo Programa Erasmus+ e que consiste no desenvolvimento e operacionalização de ideias inovadoras em um contexto internacional envolvendo estudantes de vários países a fim de propor soluções para problemas locais) e o programa de Dupla Titulação, do qual o IFSC foi um dos pioneiros (abaixo, foto do workshop sobre Dupla Titulação).

Nos dias 7 e 8 de abril a agenda aconteceu no Instituto Politécnico do Porto, onde foi apresentado o projeto Brampssol, idealizado por estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) e que servirá de modelo para o programa Lapassion em Rede, uma nova proposta que deverá ser lançada ainda em 2022.

No último dia 11 de abril, o IFSC recebeu com muita satisfação o convite para se associar, na qualidade de instituição internacional parceira, à candidatura que o Instituto Politécnico de Beja para a Cátedra da Unesco em Etnobotânica. Se aprovada, a cátedra deverá ser inaugurada em 2023.

A cátedra terá ênfase na educação científica, cultural e artística, destacando o papel da mulher como detentora de vastos conhecimentos ancestrais relacionados com as plantas. Além disso, a cátedra objetiva ser um fórum de discussão de questões relacionadas com os instrumentos metodológicos de registro da cultura material e imaterial ligada às plantas, visando melhorar a situação social e econômica daqueles que mantiveram o conhecimento etnobotânico no meio rural, sobretudo o conhecimento tradicional, dentre outros objetivos. 

Na foto abaixo, workshop sobre prospecção de ações entre gabinetes de relações internacionais.

Parcerias nacionais

Desde setembro de 2021, a Arexi também está responsável pela tramitação dos processos de parcerias nacionais, e desde então foram cerca de 100 processos tramitados, dentre termos de cooperação técnica, acordos de parceria, termos aditivos, contratos de transferência de tecnologia etc.

Durante esse período, identificamos a necessidade de revisar alguns documentos e fluxos referentes a essas parcerias, e foram instituídos dois Grupos de Trabalho. Um deles, que está revisando a Instrução Normativa 03/2016, já está concluindo as atividades. Paralelamente, foi constituído também um Grupo de Trabalho responsável por rever os processos de Contratos Fundacionais, que se mobilizou para realizar algumas adequações legais. Posteriormente, os encaminhamentos de ambos os GTs serão compartilhados com gestores e responsáveis pelas Relações Externas nos câmpus.

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24