topo blog gestao

Blogs

Blogs

O que faz o Departamento de Sistemas da Informação do IFSC?

Olá!

No post desta semana, o chefe do Departamento de Sistemas da Informação do IFSC Gilberto Coutinho explica o trabalho desta área, que faz parte da nossa DTIC. Leiam abaixo o seu relato:

—------------------------------------------------------------------------------------

Me chamo Gilberto e atualmente sou o chefe do Departamento de Sistemas da Informação, o DSI. Este setor do IFSC é subordinado à Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, a DTIC, e é responsável pela sustentação dos sistemas de informação institucionais.Trabalhamos com uma adaptação da metodologia ágil "Scrum", que contem ciclos de trabalho e entrega de aproximadamente quinze dias, estes chamados de "sprints". 

No vídeo abaixo, faço uma apresentação em que detalho melhor a nossa forma de trabalho:


Entre as demandas do nosso departamento que entregamos recentemente, estão a integração SIGAA Moodle, a atualização de segurança gitlab ( que é, basicamente, um gerenciador de repositório de código baseado em git, utilizado por toda comunidade de TI da instituição), a atualização de segurança  Apache/Tomcat ( que é um servidor web para aplicações JAVA), a atualização de segurança para lidar com a CVE-2020-1938 (que trata das vulnerabilidades e exposições comuns) e diversas alterações no  SIGRH Frequência.

Além disso, também desenvolvemos algumas atividades que se encontram para validação das áreas responsáveis, entre elas o serviço de integração do SIPAC com o protocolo eletrônico nacional (PEN); alterações no Sistema de Ingresso, buscando mais segurança de processos, emissão de comprovante de inscrição verificável, alteração na emissão de boletos; e alterações no processo de submissão de propostas do  SIGAA Extensão.

Estamos ainda com atividades em estágio de implantação, que são: a funcionalidade para gerar um documento único em PDF dos processos do SIPAC e o plano de transformação digital Depois de implantação de uma api gateway, que é um gerenciador de consumo de dados e informações, agora podemos “consumir” as informações presentes nos serviços disponibilizados pelo portal Conecta GovBR. O primeiro deles, que já se encontra desenvolvido, é do CEP, facilitando os cadastros que envolvem essa informação.

Em desenvolvimento, temos o SIPAC Publicações no Portal Público. Queremos apresentar, no portal público do SIPAC, os processos arrolados no IFSC, respeitando os devidos requisitos legais e também algumas adequações necessárias para o cumprimento do  acórdão 484/2021 do TCU. No Sistema de Ingresso, queremos ver a possibilidade de reserva de vagas para os cursos de pós-graduação. Em relação ao Paevs, estamos trabalhando para desenvolver um sistema de seguros integrado com SIGAA.

Além das atividades estratégicas relacionadas anteriormente, temos ainda alguns servidores da DSI dedicados à elaboração de requisitos e sustentação do sistema para adequação ao Decreto 10139 / 2019.

O DSI, além das atividades de sustentação dos sistemas institucionais, também conta com uma equipe de requisitos, responsável pela transformação das demandas das áreas em especificações para a equipe de desenvolvimento. Atualmente estão sendo elaborados os seguintes requisitos:

- Decreto 10.139: adequações no SIPAC para atender ao referido decreto;
- Balcão Digital: sistema utilizado pelos IFs para adequações ao plano de transformação digital;
- SIPAC - template de e-mails para adequações a LGPD;
- SIGAA Stricto & Lato - funcionalidade de trancamento de matrícula nos referidos módulos;
- SIGAA PSAD - funcionalidades e relatórios do PSAD dentro do SIGAA;
- SIPAC - Alterações no tratamento de processo sigiloso.

Para quem tiver dúvidas, o e-mail do nosso departamento é dsi@ifsc.edu.br.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Acredito que com as explicações do Gilberto é possível entender melhor a atuação deste departamento que faz parte da estrutura da nossa Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. Até a próxima!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24