topo blog gestao

Blogs

Blogs

Oficinas da Curricularização da Extensão

Esta semana a Pró-reitoria de Extensão (Proex) vai falar um pouco sobre as oficinas de curricularização que já estão ocorrendo de fevereiro a maio de 2022.

A temática é muito relevante, pois traz à tona as discussões sobre o papel da extensão dentro das diretrizes curriculares, garantindo o tripé ensino-pesquisa-extensão em uma lógica de formação integral dos nossos estudantes.

As oficinas visam atender as exigências oriundas da Resolução n°07, de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação, no qual indica a obrigatoriedade de inclusão de no mínimo 10% de carga horária de extensão em todos os currículos de PPCs até dezembro de 2022. As oficinas temáticas de curricularização da extensão buscam promover o diálogo, com o objetivo de curricularizar a extensão em 100% dos cursos de graduação da instituição. 

Até o momento, foram realizadas seis oficinas, cinco no modelo remoto, destinadas aos cursos de Design, Licenciatura, Engenharia Elétricas, Gestão, Engenharia Química e Alimentos, ocorridas de maneira remota, e uma de maneira presencial, com os cursos de Gastronomia, Hotelaria e Turismo no miniauditório do Câmpus Florianópolis - Continente.

Estão programadas mais oficinas de curricularização para o mês de maio para os cursos de Engenharias (18 de maio, às 14h), Engenharias (presencial no Câmpus Florianópolis, 18 de maio, às 17h30), Computação e Sistemas (24 de maio, às 14h), Saúde (26 de maio, às 14h). Além das oficinas estão programados encontros “tira-dúvidas” nos dias 01, 15 e 29 de junho.

As oficinas visam propiciar entendimento sobre o tema, o diálogo, o esclarecimento de dúvidas e o compartilhamento de experiências. Para alcançar os objetivos, durante as oficinas são levantados alguns princípios da Extensão, fundamentais para se pensar o processo de curricularização:

  • - Tríade extensionista (servidor, discente e comunidade externa)
  • - Legislações externas e internas vigentes
  • - Ttrâmites para aprovação dos novos PPC (Projetos Pedagógicos de Curso)

O prazo limite para submissão dos PPCs ainda não curricularizados junto ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) é 22 de julho. Até o momento, o IFSC tem 53% dos cursos de graduação curricularizados com extensão.

A Diretoria de Extensão (Direx) está com as “portas abertas” para auxiliar os câmpus nesse processo e se coloca à disposição para revisar os PPCs antes de sua submissão para aprovação do Cepe.

Não fique de fora dessa oportunidade e traga suas dúvidas! Na intranet constam todas as gravações das oficinas realizadas até o momento.

Seguem algumas informações e links importantes sobre a Curricularização da Extensão. Aproveitem os ricos conteúdos disponíveis:

Cronograma das próximas oficinas:

  • - 18 de maio: Oficina Engenharias - online (14h)
  • - 18 de maio: Oficina Engenharias - Campus Florianópolis - presencial 17h30
  • - 24 de maio: Oficina Computação e Sistemas - online (14h)
  • - 26 de maio: Oficina Saúde - online (14h)
  • - 1º de junho: Encontro tira-dúvidas - online (14h)
  • - 15 de junho: Encontro tira-dúvidas - online (14h)
  • - 29 de junho: Encontro tira-dúvidas - online (14h)

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 22/03/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 5
Numero de avaliações: 0
Data: 14/04/23