topo blog gestao

Blogs

Participação no Fórum de Dirigentes de Ensino

Nesta semana participei do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), ligado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e que reúne os pró-reitores de ensino dos institutos federais de todo o Brasil. O evento ocorreu de 26 a 29 de abril no Instituto Federal de Bahia, em Salvador.

Entre os assuntos debatidos estão a portaria 983/2021, a adesão ou não ao Programa Qualifica Mais, os processos de certificação do ensino médio integrado, as dificuldades da rede com o preenchimento de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e com o processo de contratação de profissionais técnicos especializados para a educação especial. O encontro também permitiu o debate e a reorganização de grupos de trabalho (GT) no âmbito do FDE, visando o aprofundamento sobre temas como permanência e êxito, Educação de Jovens e Adultos (EJA), formação de professores, ingresso e inclusão. Minha participação será no GT dedicado às políticas de acesso, permanência e êxito na rede federal.

É importante ressaltar que a participação no FDE é extremamente estratégica para a compreensão dos grandes debates realizados na rede federal, para a troca de experiências entre os pró-reitores e pró-reitoras e para a articulação dos dirigentes de ensino. Um dos marcos deste encontro realizado em Salvador também foi o diálogo do FDE com os fóruns de pró-reitores de extensão e de pesquisa, tratando de temas comuns aos três fóruns da rede federal.

Blogueiros recentes

Postagens: 41