topo blog gestao

Blogs

Blogs

Prevenção e combate ao assédio

Esta semana demos início às atividades do Ciclo de Formação Continuada para a Implantação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às Violências no IFSC, ofertado para servidores e estudantes com a parceria do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC. As professoras Teresa Kleba Lisboa, Renata Dalmaso e Vera Gasparetto (foto abaixo) abordaram as raízes da violência na sociedade contemporânea, levantando questões muito importantes. A aula foi transmitida ao vivo e a gravação pode ser assistida no canal do IFSC no YouTube.


O IFSC é uma instituição centenária que tem como missão proporcionar educação de qualidade, formação cidadã e contribuir para o desenvolvimento pleno de seus estudantes, professores e técnicos administrativos. Para que isso aconteça de forma efetiva, é essencial que criemos um ambiente onde todos se sintam valorizados, respeitados, livres de qualquer forma de violência ou assédio.

A Política de de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às Violências no IFSC é um documento pioneiro na instituição. O tema do assédio e da violência antes era lidado com protocolos, procedimentos, e com a política o tema ganha ênfase e centralidade na instituição.

O assédio moral, o assédio sexual e as diversas formas de violência são inaceitáveis e incompatíveis com os princípios de uma instituição que busca promover o conhecimento, a diversidade e a igualdade. Essas práticas, somos sabedores, podem causar danos profundos e afetar não apenas o bem-estar emocional, mas também o desempenho acadêmico e a qualidade de vida de quem as vivencia.


Nossa Política foi aprovada no início de 2023 pelo Conselho Superior (Consup), que publicou a Resolução 01/2023. O documento teve a elaboração articulada por um grupo de trabalho, inicialmente coordenado pela professora Gisele Coelho, que assegurou a participação de toda a comunidade do IFSC nas discussões. Temos orgulho de dizer que o documento foi feito não pela gestão, não por um pequeno coletivo, mas por todos nós da instituição. A comissão coordenada pela psicóloga Janaína Turcato Zanchin tem a tarefa de garantir que a política seja efetiva, e que o assédio e a violência não tenham mais lugar na nossa instituição. O ciclo de formação é uma das primeiras ações nessa diretriz.

Conforme estabelecido no documento, há uma série de atribuições definidas que devem ser realizadas por diferentes atores. Nesse sentido, é necessária a formação dos vários atores que possam contribuir com a manutenção de um ambiente acadêmico saudável, onde todos possam se desenvolver em sua plenitude, sem medo ou receio de sofrer de assédio ou qualquer tipo de violência. A promoção do respeito, da ética e da igualdade deve ser um compromisso de todos nós, em cada ação que realizamos no IFSC. Juntos, nós podemos construir um ambiente acadêmico seguro e acolhedor, onde a diversidade seja valorizada e as relações interpessoais sejam pautadas pelo respeito mútuo.
 

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 45
Numero de avaliações: 0
Data: 06/06/24
thumbnail
Postagens: 39
Numero de avaliações: 0
Data: 15/07/24
thumbnail
Postagens: 29
Numero de avaliações: 0
Data: 12/07/24
thumbnail
Postagens: 18
Numero de avaliações: 0
Data: 14/06/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 11
Numero de avaliações: 0
Data: 28/06/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24