topo blog gestao

Blogs

Blogs

Retomada e avanços na Proex

Com a retomada das atividades presenciais, o ano de 2022 voltou a ter ações de extensão diretamente na comunidade. Também foi um ano de muitos avanços para as áreas de extensão e comunicação. 

Na comunicação, destaco a aprovação da nova edição da Política de Comunicação. Um trabalho desenvolvido pela equipe ao longo de um ano e meio, que traz grandes avanços para a atuação do IFSC. Além de um texto mais próximo do fazer diário dos profissionais da instituição, destaco também uma melhor definição dos públicos estratégicos com os quais nos relacionamos, a especificação de nossos canais de comunicação e a inserção da temática da linguagem inclusiva, tão importante para uma instituição pública. O documento pode ser lido na íntegra em ifsc.edu.br/polcom.

Na extensão, tivemos o lançamento de cinco editais, que possibilitaram a realização de 80 projetos com verba de fomento e 470 alunos bolsistas. Além disso, houve a publicação das edições semestrais da revista Caminho Aberto, bem como a organização de oficinas temáticas e o Grupo de Trabalho para a Revisão das Resoluções Consup 40/2016, que trata das diretrizes para inclusão da extensão em cursos superiores, e 61/2016, que regulamenta as atividades de extensão no IFSC.

Em um levantamento interno, as ações de extensão chegaram a mais de 35 mil pessoas, neste momento tão importante de retomada dos projetos de extensão e de contato entre as pessoas, principalmente após dois anos de afastamento por causa da pandemia. Nossa coordenadora de divulgação da extensão, Karla Knieriem, descreveu muito bem esse momento: “Quantas palavras e sentimentos caberiam para descrever o retorno da extensão nas ruas, escolas, comunidade em 2022? A equipe técnica da Diretoria de Extensão acompanhou todos estes momentos de aprendizagem lado a lado com os extensionistas e sentiu a intensidade de fazer  extensão. Agradecemos imensamente àqueles que acreditam no encontro, na troca de experiências”.

Para 2023, continuaremos avançando na comunicação com as ações decorrentes da atualização da Política de Comunicação, que incluem revisão e normativas da área. Na extensão, temos já previstas novas edições dos editais de fomento Mulheres Sim, Protagonismo Discente (curso e projetos) e Didascálico. Também está sendo discutida uma parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para participação colaborativa no Projeto Rondon. Dentre as principais metas para o ano, estão a ampliação das ações e das capacitações em comunicação e em extensão. Além disso, pretende-se alcançar 100% dos cursos com extensão curricularizada, além da celebração de novas parcerias.

Até o ano que vem! 

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24