topo blog gestao

Blogs

Blogs

Fórum de Desenvolvimento Institucional

Olá, tudo bem? 

Nesta semana, participamos da reunião anual do Fórum de Desenvolvimento Institucional, o FDI, que reúne os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional e diretores de Planejamento de todos os institutos federais, Colégio Pedro II, Cefet-MG e Cefet-RJ. O encontro foi realizado em Brasília nos dias 7 e 8 de junho. Fui um dos fundadores desse fórum no ano de 2010, quando auxiliamos na implantação dos institutos federais. 

Entendo que a reunião de gestores das mais diversas partes do País para conversar sobre temas de interesse comum é sempre enriquecedor. Nesta reunião, tratamos de assuntos importantes como gestão de riscos, governança pública, plataforma Nilo Peçanha, mapeamento de egressos da Rede Federal, entre outros. 

Gestores no encontro anual do Fórum de Desenvolvimento Institucional em Brasília

Como não é possível falar sobre todos os assuntos, gostaria de destacar alguns temas que chamaram a minha atenção.

Conhecemos o resultado de uma interessante metodologia para avaliar os projetos estratégicos para a Rede Federal. Cada um dos fóruns ligados ao Conif recebe demandas diversas para apreciação técnica. Alguns assuntos têm elevada complexidade e demandam muito esforço e nem sempre trazem grandes impactos. 

Por isso, foi construída uma matriz de impacto x esforço, que utiliza parâmetros estatísticos para estabelecimento das prioridades. É uma ferramenta que pode ser adaptada para outras aplicações após as devidas modificações. De alguma forma, a metodologia lembra um pouco a Teoria 80/20 de Pareto, mas com uma abordagem mais gráfica. 

Participamos também do lançamento da nova Plataforma Nilo Peçanha no auditório do MEC. Na oportunidade foram apresentadas as novas funcionalidades que contribuem para a tomada de decisão pelos gestores. Nunca é demais lembrar que a PNP está relacionada ao Anuário Estatístico do IFSC, que foi implementado inicialmente pelo servidor Gustavo Moraes, que já foi nosso diretor de Estatística e Informações Acadêmicas. A metodologia desenvolvida no IFSC foi a base para a construção da PNP, que agora ganhou uma nova configuração. Para conhecer as novas funcionalidades, recomendamos que assistam ao vídeo do MEC:


Segundo o secretário da EPT, Tomás Dias, a nova versão é intuitiva e apresenta um novo formato de disponibilização dos dados, o que facilita a interação. Dentre as novidades, há duas que merecem destaque. 

A primeira é ferramenta de gestão do orçamento, que possibilita o acompanhamento de toda execução orçamentária da Rede Federal a partir de 2013. A segunda trata de um conjunto de dados para gestão de pessoas, com dados históricos desde 2013. A nova plataforma será atualizada mensalmente. 

Em reunião do FDI com o professor Emerson Corazza, responsável pela equipe desenvolvedora, soube mais detalhes das limitações de processamento da antiga PNP. Ao final do FDI, assistimos a uma excelente apresentação do procurador Francisco Bessa, que já atuou na Consultoria Jurídica do MEC. A apresentação não foi gravada, mas sua fala é muito próxima a desse evento realizado recentemente sobre GIRCs - Rede de Integridade, Riscos e Controle:


Também realizamos algumas discussões sobre o bloqueio orçamentário e conhecemos a metodologia desenvolvida pelo IFMA para acompanhamento dos egressos (IFMA no MUNDO). Interessante que eles desenvolveram uma estratégia de cruzamento de dados da RAIS e CAGED com microdados do IBGE para acompanhar a vida profissional de seus egressos. O FDI criou um grupo de trabalho responsável por avaliar a adoção dessa inovação por outras instituições federais. Estarei acompanhando de perto essa iniciativa que tem relação com as ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas.

Espero que aproveitem esses dois vídeos. Estou à disposição para qualquer esclarecimento que desejarem.

Até a próxima!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24