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Reuniões e levantamento patrimonial

Olá! A semana que antecedeu a Páscoa foi marcada por uma série de reuniões envolvendo a Pró-Reitoria de Administração (Proad). Na segunda-feira, começamos com a reunião do GT Otimização dos serviços contábeis, criado pela portaria do Reitor nº 3.879, de 28 de dezembro de 2022, que visa sistematizar e organizar as atividades do IFSC relacionadas a contabilidade, orçamento e finanças. Nessa reunião foi trabalhado o cronograma de operacionalização para elaboração de uma proposição de instrução normativa. Esse trabalho vai gerar a condição de estarmos cumprindo preceitos legais e direcionando o planejamento das ações desses profissionais dentro de núcleos especializados.  

Na terça-feira, tratamos da implementação de reorganização da fiscalização de contratos na Reitoria. Ou seja, alinhamos as fiscalizações aos profissionais correlatos em relação aos objetos contratuais. Quando assumimos a Reitoria, diagnosticamos um processo de desestruturação referente a esses serviços tendo como exemplo fiscalizações de contratos com objetos pertinentes a administração  sendo trabalhadas na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), por exemplo. Esse trabalho vai qualificar a gestão dos serviços terceirizados na Reitoria e contribuir para a gestão de riscos que envolve a operacionalização desses tipos de contratos.

Na quarta-feira, a reunião foi com o Departamento de Engenharia que deverá apresentar a proposição de Instrução Normativa referente à reorganização dos serviços de engenharia, que tem como principal objetivo fazer com que a instituição trabalhe em direção de um planejamento sistêmico e que os profissionais de engenharia estejam integrados operacionalmente a esse planejamento cumprindo tarefas priorizadas pela Gestão do IFSC. Também foram apresentadas pelo Departamento as linhas de priorizações de obras e serviços referentes ao planejamento sistêmico.

Tivemos ainda a ação de início do preenchimento do segundo ciclo do sistema do MEC Coleta, que visa diagnosticar as necessidades de obras, serviços e materiais permanentes na Rede Federal dos IFs. Foram definidos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica sete eixos estratégicos prioritários para possível alocação de orçamento pela Setec no exercício de 2023, sendo eles: a) obras; b) obras de acessibilidade; c) obras de prevenção e combate a incêndio e pânico; d) obras de saneamento básico; e) equipamentos e mobiliários; f) usinas solares fotovoltaicas; e g) incidentes climáticos.


Sistema MEC Coleta visa diagnosticar as necessidades de obras, serviços e materiais permanentes na Rede Federal dos IFs

O limite orçamentário para cada instituição de lançamento das necessidades no sistema é de R$ 20 milhões. As principais prioridades de obras para 2023 estão ligadas a questões emergenciais. Podemos citar algumas como: a troca do telhado do Câmpus Garopaba; contenção talude no Câmpus Chapecó; obra em relação ao afundamento de estruturas do bloco de salas de aulas no Câmpus Gaspar; e troca do telhado e reforma Siass no Câmpus Florianópolis-Continente. 

E, por fim, na quinta, a Proad fez um trabalho junto a Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio visando desobstruir ambientes da Reitoria que acolhem bens patrimoniais para baixa. Essa organização é de suma importância para que possamos dar vazão à finalização da regularização patrimonial na Reitoria com as operações de conclusão do levantamento e que conduzem a processos de baixa e outras ações pertinentes.

Levantamento patrimonial na Reitoria


Levantamento patrimonial e organização do contêiner vai liberar espaço para retirar itens que estão no Auditório da Reitoria

Tivemos também uma ação referente ao levantamento patrimonial dos itens que estão guardados no contêiner da Reitoria, o que agora proporciona a condição para baixa por meio de desfazimento dos bens lá catalogados. Com a organização do contêiner, ele receberá os bens que estão alojados no Auditório da Reitoria, desobstruindo aquele ambiente para uso da comunidade. Com a finalidade de motivar e estar ciente de que não temos estrutura humana para esse tipo de trabalho na Reitoria, o pró-reitor participou diretamente de toda operação de reorganização daquele ambiente. Aproveito para agradecer a participação direta do assessor da Proad, Luiz Fernando de Souza, e do coordenador de Materiais e Patrimônio, Márcio Andrey de Matos. 

Uma boa semana a todos!

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