topo blog gestao

Blogs

Blogs

Conheça a Revista Caminho Aberto

Olá!

Esta semana, nossa diretora de Extensão, Milena Brandão, vai contar para vocês um pouco sobre a publicação da Revista Caminho Aberto. Conheça mais uma publicação do IFSC:

Uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas, a revista Caminho Aberto começou a ser elaborada no ano de 2013 e a sua primeira edição foi publicada em 2014. A revista surgiu com o objetivo de promover a troca de experiências entre instituições de ensino de forma interdisciplinar, por meio da publicação de artigos científicos e experiências inéditas com foco em projetos e ações de extensão. A meta é socializar os resultados dos trabalhos desenvolvidos com a comunidade, abrindo portas à participação de diversos segmentos da sociedade e do mundo do trabalho.

A Revista Caminho Aberto traz como novidade a explanação de práticas extensionistas realizadas nas cinco regiões do Brasil, dentro das oito grandes áreas da extensão universitária: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia/Produção e Trabalho. Neste sentido, o periódico possui importante função na disseminação de produções científicas e divulgação de ações de extensão promovidas por instituições de ensino superior, voltadas para a sociedade civil.  

Quanto aos índices da revista, atualmente a Caminho Aberto possui qualis A4,  classificação que corresponde à avaliação do período entre 2017 e 2018 e se refere à avaliação preliminar da Capes, que deveria ter sido concluída no ano de 2020, quando seriam adicionadas as avaliações dos anos 2019 e 2020. 

Nesta semana, a Diretoria de Extensão (Direx) divulga o lançamento do Edital Proex  10/2022 Chamada Pública para Editor(a) Chefe e Editores(as) de Seção da Revista Caminho Aberto. A chamada está disponível na página de Chamadas Públicas do portal do IFSC.

Esta chamada visa selecionar um(a) editor(a) chefe para conduzir a revista Caminho Aberto por um período de dois anos, permitindo-se uma recondução consecutiva, além de profissionais para compor a equipe editorial da revista, na função de editor(a) de seção.

O principal diferencial desta chamada é a capacitação inicial oferecida ao futuro editor chefe da Revista. Para preparação do editor chefe para as funções da revista e conhecimento do fluxo de trabalho, haverá um período de dois meses de atuação como editor assistente junto à editora chefe atual. 

As inscrições, via formulário eletrônico, devem ser feitas até as 23h59 do dia 9 de maio de 2022. 

Veja o depoimento da Camila Gasparin, atual editora chefe da revista Caminho Aberto: 

“Atuar como editora assistente foi essencial para compreender as atribuições do editor chefe da Revista Caminho Aberto e como desenvolver as atividades de forma a manter e buscar sempre a melhoria da excelência da revista. Durante o tempo que assisti o antigo editor chefe, Valdeci Reis, pude me capacitar no funcionamento do sistema de publicação da revista, na avaliação de trabalhos acadêmicos, no atendimento aos autores, na solução de eventuais problemas e na rotina de trabalho da revista. Ser editora chefe da Revista Caminho Aberto é um grande desafio mas que vale muito a pena, pois permite trabalhar com uma equipe maravilhosa para manter e aprimorar a qualidade desta publicação, cuja discussão fomentada é importantíssima para a busca da tríade ensino-pesquisa-extensão, na qual o papel da extensão precisa ser ainda mais consolidado”.

-> Acesse a versão digital da Revista Caminho Aberto e conheça a qualidade dos artigos publicados.

Até a próxima!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24