topo blog gestao

Blogs

Blogs

Sejam bem-vindos ao Diálogos com a Gestão

Olá a todos e a todas!

É com muita satisfação que inauguramos hoje este canal de comunicação pensado para favorecer o diálogo entre a nossa gestão e a comunidade do IFSC. Seja bem-vindo, seja bem-vinda!

Antes de assumirmos a Reitoria do IFSC, em 18 de agosto de 2021, a então equipe eleita debruçou-se sobre o Plano de Gestão escolhido pela comunidade acadêmica nas eleições de 2019. A partir daí, priorizamos cinco macroações: 1. Formação continuada no trabalho; 2. Planejamento integrado na Reitoria e com os câmpus; 3. Atenção aos estudantes em situação de vulnerabilidade; 4. Atenção à saúde e às condições de trabalho dos servidores; 5. Escuta e diálogo na Reitoria e com os câmpus

Com relação a esta quinta prioridade, várias ações foram apontadas pelos que participaram da reflexão, dentre elas: comunicar à comunidade a importância do trabalho e do significado do IFSC para a sociedade; promover a transparência em todos os âmbitos institucionais; e desenvolver aplicativo para ampliar a interação direta da gestão com estudantes e servidores.

Para cumprir esses objetivos, visando essa maior aproximação com a nossa comunidade, a Diretoria de Comunicação lança, a partir de hoje,  um canal institucional que vai favorecer esse contato: Diálogos com a Gestão, uma ferramenta de comunicação digital que temos o orgulho de iniciar com este post.

Acreditamos que por intermédio da comunicação as pessoas dialogam, constroem, desconstroem e se entendem nos diferentes espaços. Numa instituição de ensino como o IFSC, essa prática não pode se fazer ausente, sendo que a educação parte do princípio da democracia. Uma gestão escolar precisa estar focada em ser democrática, ou seja, ter clara a necessidade do diálogo, da participação nas tomadas de decisões, ser ouvinte e proativa.

Citando Paulo Freire: “A escola necessita, pois, repensar urgentemente a sua relação com o processo de comunicação, ela precisa considerar a comunicação como parte fundamental para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, porque a sociedade atual, uma sociedade globalizada, pautada na informação e no conhecimento, em que é preciso aprender a aprender continuadamente, caracterizada pela velocidade na geração e distribuição de informações precisa estar conectada com o processo de comunicação, bem como com os meios de comunicação de massa, a fim de que se possa obter um processo educativo de qualidade, onde o aluno seja parte integrante de uma sociedade igualitária e democrática.”

Com essa reflexão de nosso grande mestre, convido a comunidade do IFSC a integrar conosco este canal de comunicação, participando dos processos da gestão, dialogando de forma franca e contribuindo para o processo democrático na nossa instituição.

Reunião do Conif

Nesta semana participei da 108ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizada no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) de 22 a 24 de março. Foi um encontro especial que marcou os 13 anos de atuação dessa entidade tão importante para o trabalho em rede dos Institutos Federais.

O início da reunião foi marcado pela reorganização das Câmaras Temáticas, em razão da posse da nova diretoria do Conif. As oito Câmaras são divididas nas seguintes áreas: Administração, Desenvolvimento Institucional, Educação do Campo, Ensino, Extensão, Gestão de Pessoas, Pesquisa e Inovação e Relações Internacionais. Nossa inscrição foi feita na Câmara de Relações Internacionais.

Ficou acertado também que o Conif irá produzir um documento em defesa da Rede Federal, para ser apresentado aos candidatos que irão participar das eleições deste ano, para os cargos de presidente, senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores. 

Também destaco da reunião os seguintes pontos: apresentação, feita pela Setec/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), do sistema inteligente para auxílio de ações para redução da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); comunicação da publicação e entrada em vigor da nova portaria de Polos de Inovação e linha de fomento ao itinerário da formação técnica e profissional, que será lançada em breve pela Setec (Portaria n. 167); realização da Reditec (Reunião dos Dirigentes das Instituições de EPT) de 2022 entre 24 e 27 de outubro, no Instituto Federal do Pará (IFPA), com perspectiva de retorno à participação presencial; solicitação de recursos ao MEC, em especial cobrança de recursos de R$ 10 milhões para cada instituição, estabelecido pela Setec no início do ano; apresentação do planejamento dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2022), que este ano serão em São José do Rio Preto, na data provável de 14 a 18 de novembro; constituição de grupo de trabalho para análise dos impactos da Portaria 983, principalmente no que diz respeito à carga horária docente; exposição pelo Sinasefe sobre os movimentos em defesa da Rede Federal e dos servidores, que estão há cinco anos sem reajuste salarial. 

No dia 24, no período da tarde, a Diretoria do Conif se reuniu com o secretário da Setec para discutir alguns desses assuntos.

No início da reunião registrei o vídeo abaixo:

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24