topo blog gestao

Blogs

Blogs

Semana como reitor interino

Olá, colegas e alunos! Tudo bem?

Nesta semana, assumi a responsabilidade de substituir nosso reitor, o professor Maurício Gariba Júnior, que está em férias oficiais. Foi uma semana bastante intensa de articulação com os diretores-gerais e com vários eventos e capacitações acontecendo. 

A semana começou com uma live para marcar o Dia Nacional de Combate ao Assédio. No IFSC, temos uma Comissão de Articulação para a Elaboração da Política de Prevenção e Combate aos Assédios Moral e Sexual. Também tivemos reuniões com a Comissão Interna de Supervisão, a CIS, e com a a Comissão Própria de Avaliação da Reitoria, a CPA. 

Reunião CPA Reitoria

Na terça-feira, acompanhamos a aula inaugural do Programa Re-Saber, em que o IFSC tem uma participação muito especial. Na solenidade de abertura, o secretário da Setec Tomaz Dias Sant'ana fez questão de fazer esse reconhecimento público ao IFSC. A gravação da aula pode ser conferida aqui.

Na quarta-feira, participamos da abertura do curso sobre processo administrativo disciplinar, que está sendo oferecido para mais de 30 colegas servidores docentes e técnicos administrativos. Aliás, este mês tem sido marcado por diversas oficinas de capacitação Teremos também uma de Gestão de Riscos, organizada pela Diretoria de Gestão do Conhecimento, e outra de Gestão de Conflitos, organizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas.

Realizamos também reunião para avaliar o processo de implantação do Programa de Gestão nos câmpus, envolvendo a Procuradoria Federal PGF/AGU junto ao IFSC e representantes dos (as) diretores(as), da CIS, CPPD e CDP. O objetivo foi iniciar um debate para avaliação das competências relativas à implantação do programa nos câmpus. O primeiro edital de vagas do Programa de Gestão foi lançado na semana passada na reitoria e marcou uma nova fase da implantação do teletrabalho na nossa instituição.

Reunião Teletrabalho IFSC

Outra questão que discutimos nesta semana, com uma equipe da Setec e os diretores-gerais dos câmpus da Grande Florianópolis foi a situação do nosso Cerfead. Avaliamos as limitações relacionadas à transferência do Cerfead aos câmpus. Uma nova reunião foi agendada para as próximas semanas, quando teremos novas informações. Nossa intenção é garantir uma estrutura sistêmica responsável pela construção de diretrizes para a EAD na Reitoria e solucionar a situação da lotação dos servidores docentes e TAEs, conforme orientação da Portaria 713/2021.

Ao longo do mês de maio teremos ainda diversas outras reuniões colegiadas como as do Colégio de Dirigentes, no dia 11, do Comitê Gestor de Assistência Estudantil, no dia 19, e do Conselho Superior, no dia 23. Além disso, teremos a abertura aqui em Florianópolis do Congresso Brasileiro de Energia Solar no dia 24 de maio, evento em que o IFSC é um dos organizadores, que tem o prof. Samuel Luna de Abreu como responsável. 

Semana que vem viajo para Brasília como reitor interino para participar da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, que acontecerá de 10 a 12 de maio. Na pauta, há muitos assuntos de interesse do IFSC, como a internacionalização, a tipologia dos câmpus, entre outros. Vamos aproveitar a ida a Brasília para buscar recursos emergenciais para o projeto de reforma de um bloco do Câmpus Gaspar que está interditado por uma questão de segurança.

Neste domingo, teremos o Dia das Mães, e quero dedicar uma mensagem especial de Feliz Dia das Mães a todas as mães estudantes e servidoras do nosso IFSC. Inclusive, a equipe da Diretoria de Comunicação produziu um conteúdo bem bacana no Blog do IFSC com motivos que mostram que o IFSC é uma mãe. Se ainda não conferiram, deem uma olhada aqui

Para finalizar, quero destacar a decisão do nosso Consup, a partir do relatório do Comité Técnico-Científico, de desobrigar o uso de máscaras na nossa instituição. Não ser mais obrigatório não significa deixar de usá-las. Já foi comprovado cientificamente como o uso de máscara ajuda a evitar contaminação pelo novo coronavírus. Felizmente, graças à vacina, tivemos uma redução no número de hospitalizações e mortes, mas o vírus ainda está circulando. Por isso, seguimos recomendando o uso. 

Até a próxima!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24