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Síntese das principais ações da Proen

O pró-reitor Adriano Larentes da Silva e equipe apresentam as principais atividades desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Ensino desde a posse, em agosto de 2021 até dezembro de 2022. As atividades consideram o conjunto das diretorias, departamentos e atividades do pró-reitor.

O quadro geral de atividades mostra um trabalho intenso nestes primeiros 16 meses de gestão, com várias frentes de trabalho.

Atividades desenvolvidas:

  • Aprovação dos Calendários Acadêmicos e de Ingresso 2022 e 2023 - com retorno do Calendário Acadêmico Unificado e mudanças estruturais no Calendário de Ingresso em 2023.
  • Transição para o retorno presencial no IFSC - um dos marcos neste processo foi a aprovação da Resolução 03/2022;
  • Construção e finalização da minuta de diretrizes dos Programas e Projetos de Ensino no IFSC - encaminhamento da versão final para debate nos câmpus e apresentação preliminar na última reunião do CEPE. Expectativa de aprovação do documento final em março de 2023.
  • Retomada do Vestibular no IFSC (a última edição havia sido em 2017). Realização do Vestibular Unificado 2023/1 IFSC/UFSC envolvendo 46 cursos de graduação. Essa era uma demanda histórica da nossa instituição visando servir de alternativa e modelo complementar ao SISU;
  • Implementação do Ingresso por Histórico Escolar para os cursos de graduação a partir de 2023.1;
  • Retomada dos exames de classificação do IFSC – iniciou com um piloto com o Câmpus Florianópolis (2022.1), seguido pela realização dos exames de classificação 2022/2 e 2023/1;
  • Realização de eventos sobre diferentes temáticas - Olhares sobre a Evasão, Centenário de Paulo Freire; Seminário das Licenciaturas, V Fórum de EJA, Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado, Colóquio Nacional e Internacional sobre Evasão Escolar e outros;
  • Adequação do Cerfead à Portaria MEC 713/2021 – amplo debate institucional, entre agosto de 2021 e junho de 2022, para o encaminhamento de um problema histórico de alocação de docentes e discentes na reitoria e com vista ao fortalecimento da EaD em todos os câmpus do IFSC. Realocação das ofertas e estudantes matriculados no Câmpus Florianópolis. Manutenção do Cerfead como diretoria sistêmica no âmbito da Proen.
  • Construção de Parceria entre IFSC/IFC/Rede Estadual para oferta de cursos concomitantes - a assinatura da parceria em outubro de 2022 para a oferta de cursos a partir de 2023/1;
  • GT Portaria 983/Consup/IFSC - realização (de outubro de 2021 a novembro de 2022) de debates, momentos de escuta, estudos, aplicação de questionários e análises comparativas que deram subsídios para a construção de uma nova minuta pelo GT Portaria 983/Consup/IFSC. Após a síntese de centenas de contribuições dos câmpus, a minuta foi encaminhada para análise da PGF e posteriormente será remetida ao Consup para aprovação do novo regulamento do trabalho docente. Previsão de entrada em vigor no semestre 2023/2;
  • Implantação do Observatório de Permanência e Êxito IFSC e IFC - o lançamento do Observatório ocorreu em novembro de 2022.
  • Retomada e atualização do Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes no IFSC – com reestruturação e articulação das Comissões Locais de Permanência e Êxito;
  • Criação do Laboratório de Ensino e Aprendizagem do IFSC - um espaço para o apoio a experiências-piloto e diferenciadas de ensino e aprendizagem;
  • Formação Pedagógica em diferentes câmpus, estruturação do Programa de Formação e reconstrução da Política de Formação Pedagógica Institucional. Criação do Departamento de Formação e Práticas Educativas e da Coordenadoria de Formação. Construção conjunta com os câmpus das Semanas Pedagógicas de 2023;
  • Publicação da Instrução Normativa 18/2022 - construída em conjunto com o Codir e gestão da reitoria, esta da IN atualiza os procedimentos para registro e divulgação das atividades docentes e permite a realização de até 16 horas em local de livre escolha dos (as) docentes;
  • Fortalecimento da Educação Especial com o encaminhamento para contratação, por concurso público, de professores de Educação Especial, passando de 7 para 19 câmpus atendidos; Distribuição de FG1 para todos os NAEs dos 22 câmpus;
  • Criação do Departamento de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Técnico Integrado - aprovado por unanimidade no Consup, em dezembro de 2022, o novo departamento absorverá os trabalhos da atual Assessoria Especial para Políticas de EJA e EMI. O foco é o fortalecimento da EJA e dos cursos técnicos integrados do IFSC;
  • Criação e avanços no trabalho do GT para construção de diretrizes para os cursos integrados do IFSC - o GT tem se reunido periodicamente desde o início de 2022;
  • Pactuação de novas ofertas pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) - com 1020 vagas e início de novas turmas em 2022 e 2023;
  • Criação e operacionalização da Coordenadoria de Ensino Médio Integrado, da Coordenadoria de Ingresso e da Coordenadoria de Juventudes e Diversidades;
  • Retomada da minuta do Código de Convivência dos Estudantes do IFSC;
  • Avanços nas Customizações do Sigaa - incluindo a integração do PSAD/RSAD e agenda docente, definida como uma das prioridades da Proen desde o início da gestão;
  • Aprimoramento dos processos de cotas, em especial PCD e PPI - um exemplo é a aprovação da Resolução Cepe/IFSC nº 86, que regulamenta os procedimentos complementares à autodeclaração dos candidatos pretos, pardos e indígenas nos cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
  • Criação do Fórum de Ingresso - com representantes dos câmpus e com vistas a melhoria nos processos institucionais;
  • Retomada da customização do SIGCertame e ajustes do Limesurvey;
  • Diálogo e troca de experiências com outros Institutos Federais - com foco em diferentes temáticas e áreas de atuação do IFSC;
  • Encontros com os coletivos institucionais - EJA, Cursos Superiores e Bacharelados, Concomitantes, Comitê de Direitos Humanos; Movimento Estudantil; Docentes de Ciências Humanas, Fórum de Bibliotecas, Fórum de Registros Acadêmicos, Fórum das Licenciaturas, Fórum de Educação Especial; Comitê de Estágio; Chefes Depes, entre outros;
  • Realização dos Momentos de Escuta, vídeos e outros materiais sobre o trabalho do Cepe, visando aproximar este colegiado de toda a comunidade interna e externa. Implantação do GT Formulários e Check-list do Cepe para qualificação e revisão dos documentos orientadores na criação e alteração dos PPCs. Momentos de formação dos conselheiros do Cepe;
  • Aprimoramento da Política de Assistência Estudantil - de janeiro a dezembro de 2022 foram pagos 57.307 auxílios financeiros contemplando 5.970 estudantes;
  • Fomento aos câmpus com ações voltadas à Alimentação Escolar dos estudantes no valor de mais de 2 milhões de reais (FNDE/PNAE + AÇÃO 2994). Construção de proposições/alternativas para o aprimoramento da política de Alimentação Escolar a partir de 2023;
  • Fortalecimento do processo de avaliação dos cursos superiores, com produção de materiais para coordenadores e estudantes, formação, acompanhamento e suporte aos câmpus: em 2022, dos 11 cursos avaliados, sete tiveram a nota máxima (5) e quatro obtiveram a nota 4;
  • Apoio à participação individual e coletiva de estudantes em eventos - até dezembro de 2022 foram investidos mais de 300 mil reais em diferentes ações para contemplar mais de mil estudantes;
  • Aprovação de 119 projetos de curso no Cepe;
  • Fomento ao Edital Proen/DAE 05/2022 - Auxílio financeiro acadêmico para bolsistas dos Neabi - Programa Juventudes Negras Periféricas, no montante de R$ 18.300,00 (dezoito mil e trezentos reais), para os câmpus Caçador, Canoinhas, Gaspar, Palhoça-Bilíngue e São Miguel do Oeste.
  • Constituição do Grupo de Trabalho Minuta da Política de Cultura e Esporte do IFSC;
  • Aprovação da atualização do Documento Orientador da EJA - Revisão da Política de EJA, Criação da Comissão de Implantação da Política de EJA (CPEJA) e Fortalecimento da Revista EJA em Debate;
  • Realização do Projeto EJA-EPT e Coordenação do Energif - ambos os projetos realizados com recursos específicos e com ações nos diferentes câmpus do IFSC;
  • Concessão do Auxílio Moradia a estudantes - entre janeiro e dezembro de 2022 foram pagos 1550 auxílios financeiros contemplando 311 estudantes;
  • Início da Revisão da Política de Assistência Estudantil do IFSC - com previsão de amplo debate institucional sobre o tema;
  • Adaptação do IFSC ao novo modelo de contratação de profissionais técnicos especializados para a Educação Especial e Inclusiva -  atendendo a uma mudança realizada em nível nacional e que dificultou a contratação direta pelo IFSC a partir de 2022;
  • Retomada do GT de construção das diretrizes para cursos FIC do IFSC - visando dar maior autonomia aos câmpus;
  • Criação e operacionalização da Coordenadoria de Suporte à Permanência e Êxito do IFSC - com diálogo e mapeamento da realidade de todos os câmpus e planejamento de novas ações conjuntas;
  • Criação e operacionalização das Articulação das Coordenadorias Pedagógicas e de Arte, Cultura e Esporte do IFSC;
  • Revisão e construção de diferentes documentos normativos e de orientação da área de ensino;
  • Realização de mais de 70 convênios com concedentes de estágios e 50 parcerias por intermédio da Diren.
  • Edital de substitutos com cadastro de reserva - elaboração, em conjunto com a DGP e chefias Depe, com previsão das primeiras chamadas a partir do início de 2023;
  • Regularidade nas reuniões com os diretores de ensino - neste período, foram realizadas 13 reuniões com os dirigentes de ensino da rede (duas presenciais);
  • Criação da CPSSA - Criação da Comissão Permanente de Suporte aos Sistemas Acadêmicos do IFSC com canais de comunicação e fluxos estabelecidos. A função é acolher e encaminhar as demandas de capacitação, usabilidade, correções e customizações do Sigaa e outros sistemas;
  • Recesso e reposição com cursos - ação visa isonomia na possibilidade de uso do recesso no final de ano com reposição organizada através de cursos de formação continuada no trabalho e indicados pela Proen.
  • Construção de um conjunto de ações voltadas ao acolhimento e à saúde mental dos estudantes;
  • Revisão e adequação dos indicadores estratégicos não mensuráveis - identificados problemas de medição ou acompanhamento dos indicadores estratégicos, foi necessária readequação ou substituição dos mesmos por parte da Proen.

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