O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

A experiência de Intercâmbio on-line

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 05 mar 2021 09:47 Data de Atualização: 05 mar 2021 10:03

Enquanto nossos programas de intercâmbio seguem suspensos em função da pandemia, alguns alunos estão tendo a oportunidade de participar de intercâmbios virtuais. É o caso da Alice Maciel Silva, do curso superior de tecnologia em Hotelaria do Câmpus Florianópolis-Continente. Ela foi uma das selecionadas para um intercâmbio virtual na Universidade de Deusto na Espanha.

Leiam o seu relato:

-------------------------------------------------------------------------

Com relação ao intercâmbio devo dizer que a experiência, de modo geral, tem sido ótima! A Deusto, desde o momento de registro e matrícula, foi muito atenciosa. Estive em constante contato (via email) com  a responsável pelas relações internacionais do campus Bilbao, sanei todas as minhas dúvidas e tive as respostas de imediato. Isso me assegurou que seria muito bem recepcionada pela instituição, ainda que de forma virtual. E assim aconteceu.

Na semana que antecedeu o início das aulas, nós tivemos as boas-vindas oficiais do campus, recebemos os horários das aulas síncronas, realizamos os cadastros nas plataformas solicitadas pela Deusto (email institucional e moodle), e, no meu caso conheci o meu Buddy, que é um projeto da Deusto que destina um estudante local para dar suporte ao intercambista. 

Eu estou matriculada em Español Lengua Extranjera B2.1 (após teste de nivelamento da Deusto), España Multicultural: Sociedad y Cultura, e Introducción al Euskera y Cultura Vasca (todas as matérias em espanhol). Todas as matérias são incríveis, de verdade, e em pouco tempo já pude aprender muita coisa, tanto do próprio espanhol no dia a dia das aulas quanto das culturas espanholas/bascas.

Tive um pequeno problema em relação ao horário da aula de Euskera y Cultura Vasca, as aulas acontecem nas segundas e quintas mas eu não consigo acompanhar nas segundas, estive em contato com a Elena (responsável pelas relações internacionais) e ficou acordado que eu participarei somente das aulas de quinta-feira e, por isso, estou suando pra acompanhar, mas o professor tem me dado total apoio (além de ser extremamente querido, engraçado e atencioso).

Aliás, o intercâmbio é um tanto puxado. Tenho aulas síncronas quatro dias na semana, temos muitas tarefas. Muitas. As tarefas são sempre interativas, divertidas, em plataformas diferentes. Eu já havia lido no Blog dos intercambistas a experiência de outro colega e por isso não fiquei surpresa com a quantidade de tarefas, mas vale reforçar. Um dos materiais que usamos (uma plataforma em que se dispõem os livros) é pago, o que também já era previsto considerando o edital. O que me surpreendeu foi o ambiente criado entre os intercambistas, pelos próprios intercambistas. Ninguém tem vergonha de falar, de errar, todos estão ali para, efetivamente, aprender. Há pessoas dos mais diversos países - Croácia, Escócia,Taiwan... - e cada um tem o seu sotaque, seus costumes. A gente vai se entendendo como dá.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.