O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluna é finalista em concurso internacional de Fotografia

ENSINO Data de Publicação: 27 set 2022 10:51 Data de Atualização: 30 set 2022 18:38

“A fotografia é a arte de pintar sem pincéis”. Essa frase de autoria de Damien Berrard e o significado de fotografia – “escrever ou desenhar com luz e contraste” – ratificam a premiação recebida pela aluna do curso Design de Produto do Câmpus Florianópolis, Liliane Matsuzawa Figueiredo no International Photography Awards 2022 (IPA), uma das maiores competições fotográficas do mundo. A imagem “Por amor” concorreu na categoria People, Other (não profissional), onde foi aprovada para as finais  recebendo o título de Official Selection, e por fim, premiada com a Menção Honrosa (Honorable Mention). Com a premiação, ela terá seu nome no livro anual de fotografia do Internacional Photography Awards 2022 (IPA). 

Liliane conta que a ideia foi trazer a sutileza e leveza da dança para um cenário urbano, pesado. “Para o fundo tenso e barulhento da cidade urbana”, destaca ela. A foto foi feita no centro de Florianópolis, dia 3 de julho passado, e contou com a participação da bailarina Flávia Motter. A estudante de Design revela que o nome “Por amor” refere-se ao grupo de dança que ela faz parte, Urban Style  de Canoinhas (SC). “Juntar duas coisas que amo – fotografia e dança - nunca fez tanto sentido”, diz Liliane, que é egressa do curso Técnico Integrado em Alimentos do Câmpus Canoinhas. 

Para a aluna de Design, a conquista tem dois aspectos: “em nível profissional, é um grande avanço, principalmente como aluna, ainda não formada, significa que estou no caminho certo e que preciso confiar no meu processo. Para Liliane, significa paz. Fico feliz em ver que estou trabalhando e fazendo o que amo”.

Segundo ela, a ideia e iniciativa para essa fotografia começaram no terceiro módulo do curso. “A gente precisava entregar um ensaio final na matéria de Fotografia, que fosse algo com história, que fizesse sentido e eu gostasse. Então, convidei uma bailarina para representar a dança que é algo que faço desde pequena. Pensei na história que queria passar, na composição de elementos e nas cores para definir o horário da foto e o local”, explica Liliane, que acrescenta como resolveu participar do concurso: “foi pensada para o IPA em conjunto com o ensaio final de fotografia do semestre. As datas casaram e os temas faziam sentido. No total, foram 128 fotos produzidas e editadas. E dentro delas, entreguei 12 para o ensaio geral e escolhi uma para o IPA. Sempre gostei de tentar coisas novas e me desafiar para ver até onde vai minha capacidade como fotógrafa”.

A estudante de Design de Produto, que está em processo de troca para o curso Design Bacharelado não é estreante em concursos. Em 2021, ela foi vencedora em uma competição em nível municipal em Canoinhas (SC), com “Terror na foto”. 

Liliane revela que a participação do IFSC nessa conquista está presente em várias dicas durante as aulas de Fotografia. “Me fizeram pensar melhor antes de estruturar a ideia da foto”, esclarece ela, que faz um agradecimento especial à professora de Fotografia, Deise Albertazzi, e à sua coordenadora de Fotografia, Bruna Pena. 

ENSINO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.