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Alunas do IFSC são selecionadas no projeto internacional Power4Girls

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 29 mar 2023 09:12 Data de Atualização: 14 abr 2023 20:33

Uma equipe do Câmpus Chapecó do IFSC foi umas das 20 selecionadas em todo o País para participar da edição 2023 do do programa de formação de jovens meninas líderes “Power4Girls – Empower to Lead”. A iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos em parceria com o Instituto Gloria e apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tem como objetivo empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século 21. No ano passado, alunas do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC também participaram do programa

A equipe do IFSC selecionada na edição deste ano é formada pelas alunas Milena Ghisleni Raimann (15 anos), Vitória Mucelini Wagner (16 anos), Eduarda Bueno Zonta (18 anos) e Karoline Paula Coletti Gomes (16 anos) - todas do curso técnico integrado em Informática. As estudantes ficaram sabendo do edital do Power4Girls após lerem uma notícia publicada no Sigaa. “Vimos no Power 4 Girls uma oportunidade única para melhorar a comunidade e o mundo no quesito inclusão social e decidimos nos inscrever pelo fato de que o projeto visa a representatividade das mulheres na ciência e liderança para solução de problemas na sociedade”, conta Milena, uma das integrantes.

O tema da edição 2023 do Powe4Girls é Inclusão e Acessibilidade. A proposta das alunas do IFSC é desenvolver uma camada de abstração de hardware que possibilite a utilização da plataforma Arduíno por pessoas com deficiência visual. O Arduíno é uma plataforma de código aberto para desenvolvimento de projetos eletrônicos. Com o projeto das estudantes, a intenção é que quem tenha deficiência visual também possa aprender e praticar conceitos de eletrônica, automação e internet das coisas. 

Milena explica que, com a ajuda do professor do IFSC Marcos Virgilio da Costa, que virou o coordenador da equipe, elas identificaram a falta de inclusão de pessoas com deficiência visual no universo da programação e eletrônica. “A plataforma mais difundida de prototipagem, o Arduino, não oferece componentes nem dispositivos (placas, sensores e demais componentes eletrônicos) pensados para acessibilidade”, relata.

Por isso, as alunas decidiram elaborar uma proposta em que desenvolverão placas de circuito impresso, que permitam a extensão da placa Arduino, possibilitando o uso de conectores com identificação tátil em braille. “O mesmo será feito com alguns sensores e componentes eletrônicos, permitindo que pessoas com deficiência visual possam projetar circuitos utilizando acessibilidade tátil”, explica Milena. A proposta poderá ser utilizada de forma adaptada para o ensino de eletrônica para pessoas com deficiência visual, uma vez que componentes mais simples de eletrônica também não possuem variantes acessíveis. 

Sobre o Power4Girls

O programa é voltado para alunas de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país que buscam, de forma criativa ,solucionar um problema na área de acessibilidade e inclusão. Para participar, as alunas precisaram montar uma equipe com quatro integrantes e um(a) professor(a). Cada equipe tinha que propor um projeto a ser desenvolvido de acordo com o tema do programa e que cause impacto positivo em sua comunidade, cidade, estado ou em todo o país.

Agora que os 20 projetos foram selecionados, a abertura oficial do Power4Girls acontecerá em evento virtual nos dias 11 e 12 de abril. Durante esses dois dias, as participantes e seus respectivos mentores participarão de oficinas técnicas e práticas sobre liderança, empreendedorismo e inovação, assim como terão a oportunidade de interagir com líderes femininas inspiradoras.

De maio a outubro, as estudantes participarão de mentorias, oficinas, webinar e treinamentos. Em outubro, todas as 20 equipes irão a Brasília para uma feira de inovação focada na apresentação dos protótipos desenvolvidos, apresentações em formato de pitch do trabalho final e conclusão do programa. Neste momento, será feita a avaliação final do programa, entrega dos prêmios para os projetos mais bem avaliados, assim como a cerimônia de encerramento do Power4Girls.

Milena conta que o grupo ficou surpreso e animado ao saber que tinha sido selecionado no programa. “Não pensávamos que nossa proposta seria escolhida dentre tantas outras e agradecemos imensamente pela oportunidade de podermos ajudar a tornar a sociedade mais inclusiva, lutar pelos direitos das mulheres na Ciência e representar o IFSC”, destaca a estudante. “Espero que esse período seja de grande aprendizado para todas, que possamos desenvolver a proposta com excelência e representar as mulheres num ambiente predominantemente masculino que é a área da Ciência e tecnologia”, ressalta.

Segundo o professor orientador da equipe do Câmpus Chapecó, participar de um programa como esse irá agregar em muito a vida acadêmica das alunas. “Elas vão ter um contato bem mais amplo com o universo da eletrônica e automação, que não está previsto no escopo do curso. Além disso, vão vivenciar o ciclo de desenvolvimento de um produto real, para 'clientes" reais', comenta Costa. 

O docente afirma ainda que será muito interessante a imersão das estudantes no mundo das pessoas com deficiência visual. Para isso, haverá novamente uma aproximação do IFSC com a Associação de Deficientes Visuais do Oeste De Santa Catarina, que já foi parceira do câmpus num projeto que desenvolveu e produziu toda sinalização acessível em Braille do câmpus. “Podemos dizer que elas terão o eixo técnico e humano/ social bem presentes no decorrer do projeto, que é o nosso objetivo como instituição de ensino”, conclui Costa.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CHAPECÓ

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