O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Curso de Agronomia do Câmpus SMO recebe nota máxima em avaliação do MEC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 20 abr 2022 17:54 Data de Atualização: 20 abr 2022 19:59

A graduação em Agronomia do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC recebeu, no mês de abril deste ano, a melhor notícia desde sua criação em 2016: foi avaliada com nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o instituto é responsável pelo processo de reconhecimento obrigatório dos cursos superiores de todo o país e emite uma nota de zero a cinco para cada um. E adivinha a nota do curso do IFSC? Nota cinco, a melhor de todas!

“Depois deste período difícil que vivemos de pandemia, o processo representou um bom desafio que  melhorou o engajamento dos servidores e nos serviu de estímulo para seguirmos melhorando o curso. Sabemos quanto a região merece um curso gratuito e de qualidade, é isso que nos propomos a ser. O conceito 5 mostra que o curso de Agronomia está no caminho certo, ajudando o IFSC a cumprir seus objetivos”, frisa o coordenador do curso, professor Alcione Miotto.

O processo de reconhecimento do curso era esperado desde 2019, mas precisou ser adiado em função da pandemia de Covid-19. Ao ser retomado, no final de 2021, voltou com a novidade da "avaliação virtual in loco" e, desta forma, o curso de São Miguel do Oeste também foi avaliado nos dias 06 e 07 de abril de 2022.

“Muito trabalho foi necessário para preparar toda documentação no formato digital, uma reorganização foi necessária para atender a nova modalidade. O curso de Agronomia de SMO foi o segundo curso do IFSC a ser avaliado nesta modalidade e, por isso, estávamos todos preocupados. Contudo, os avaliadores repassaram tranquilidade e flexibilidade na agenda. Ainda, professores, técnicos-administrativos e estudantes se envolveram para que tudo ocorresse da melhor forma”, afirma o coordenador do curso, que ainda faz questão de agradecer a Procuradora Educacional Institucional do IFSC, Margarete Macedo de Carvalho, “que ajudou com muita presteza em vários momentos importantes do processo”, afirma Miotto.

Entenda o que foi avaliado

A avaliação está dividida em três dimensões e consiste em uma análise aprofundada da:

1) Organização Didático-pedagógica: nesta dimensão são avaliados o Projeto Pedagógico do curso, perfil do egresso, conteúdos curriculares, organização e funcionamento de atividades de estágio, TCC, colegiado do curso, entre outros;  análise do apoio ao estudante, procedimentos de avaliação do ensino-aprendizado, entre outros.

2) Corpo docente: aqui os avaliadores analisam, por exemplo, a produção docente, formação acadêmica, regime de trabalho, atuação em pesquisa e extensão, experiência profissional dos professores, entre outros.

3) Infraestrutura: neste item são avaliados se a instituição consegue ofertar um bom ambiente de trabalho para os professores e alunos, salas de aula, salas de estudo e de atendimento, biblioteca, bibliografia, laboratórios de uso específicos e laboratórios básicos, acessibilidade a PCDs etc. 

_______________

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.