O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudantes do IFSC se classificam para seletiva das Olimpíadas Internacionais de Astronomia

ENSINO Data de Publicação: 04 set 2018 13:41 Data de Atualização: 10 set 2018 08:49

Céu, estrelas, nebulosas, buracos negros, viagens espaciais. O fascínio pelo universo e seus mistérios geralmente começa na infância e se fortalece com o aprendizado da Física e da Matemática. Uma paixão que dez estudantes do IFSC terão a oportunidade de alimentar ainda mais. Bruno Vaz, Eduardo Baccin, Felipe de Oliveira, Heloisa Mengisztki, Lucas Maneghetti, Luigi Maiochi, Pedro de Ávila, Sandro Pauli Junior, Sergio Maciel e Victor Hugo Mota estão classificados para as seletivas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2019.

A seletiva é composta de uma fase online, que reúne estudantes do ensino médio e do último ano do ensino fundamental de todo o país, classificados pelas notas obtidas na prova da 21a  Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em 18 de maio. Nesta próxima etapa, serão realizadas três provas, nos dias 16 de setembro, 7 de outubro e 28 de outubro. Os melhores classificados na fase online serão convidados para as provas presenciais, que vão ocorrer no início de 2019. A terceira etapa abrange dois treinamentos de uma semana cada, que devem ser organizados entre abril e maio do ano que vem. O objetivo é passar as seletivas e integrar as equipes brasileiras que participarão da 11ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia (OLAA) e da 13ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que serão realizadas em 2019.

Os estudantes Lucas Maneghetti e Eduardo Baccin, do Câmpus Joinville, estão entusiasmados com a classificação e com a oportunidade de aprender ainda mais. Aluno do 6º módulo do técnico integrado em Mecânica, Eduardo já começou a estudar o material disponibilizado no site da competição e a reler os livros disponíveis na biblioteca. É a segunda vez que ele se classifica para a seletiva e espera contar com a experiência como fator positivo para passar de fase. “Vou estudar mais para superar meus resultados. Agora que já tenho noção das provas e sei os assuntos, espero ter mais sucesso”, destaca Eduardo, que vai seguir na área de Física ou Matemática no ensino superior.

Lucas estreou neste ano na olimpíada e se surpreendeu com o resultado. “Nunca me interessei muito pela astronomia de forma geral, mas sempre pesquisei sobre buracos negros e buracos de minhoca e  gostava de ver filmes relacionados à Física”, revela o aluno, que contou com o incentivo dos pais para sanar sua curiosidade. “Quando pequeno, pedi um telescópio e ganhei”, lembra. Lucas está no 6º módulo do integrado em Eletroeletrônica e acredita que a competição pode lhe ajudar a decidir seu futuro. “Ainda não faço ideia de que faculdade fazer. Mas quero seguir em uma área que tenha cálculo, em que sou bom”, afirma.

Coordenador da OBA no Câmpus Joinville e professor de Física, Fernando Cláudio Guesser é um grande incentivador das olimpíadas científicas. “O mais importante é a motivação dos alunos para a ciência, para a carreira de exatas”, enfatiza. Além de Lucas e Eduardo, outros 22 alunos do Câmpus Joinville participaram da OBA deste ano. “Os resultados fortalecem o grupo, já que os alunos gostam de testar o conhecimento e sonham em subir de fase”, ressalta.

O coordenador de Observação Astronômica do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica
"José Brazilício de Souza" (Neoa-JBS), Alexandre Amorim, ressalta que o aluno do Câmpus Florianópolis, Sandro Roberto Pauli Jr, passou pela etapa das provas on-line no final de 2017 e participou da seletiva realizada em Barra do Piraí/RJ no início desse ano. Ele lembra ainda que o aluno já egresso, Lucas Camargo da Silva, passou por todas as etapas e ganhou Medalha de Prata na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia (OLAA) em 2016. O Neoa-JBS é um núcleo de astronomia vinculado ao IFSC-Florianópolis. 

Alunos classificados para as seletivas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2019:

Bruno Alcebiades Vaz (Câmpus Chapecó)
Eduardo Baccin (Câmpus Joinville)
Felipe de Oliveira (Câmpus Florianópolis)
Heloisa da Silva Mengisztki (Câmpus Gaspar)
Lucas Maneghetti (Câmpus Joinville)
Luigi Ferrazza Maiochi (Câmpus Jaraguá do Sul - Centro)
Pedro Remus de Ávila (Câmpus Florianópolis)
Sandro Roberto Pauli Junior (Câmpus Florianópolis)
Sergio Henrique Maciel (Câmpus Araranguá)
Victor Hugo de Oliveira Mota (Câmpus Florianópolis)

Estude no IFSC

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.

ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.