O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Competição de drones, dirigida a estudantes do Ensino Médio, está com inscrições abertas

EVENTOS Data de Publicação: 16 mai 2022 09:37 Data de Atualização: 02 jun 2022 19:31

Desenvolver habilidades e competências com aplicação da metodologia Steam ((Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics), junto a alunos e professores de nível médio e superior, por meio de uma competição de projeto, desenvolvimento e aplicação de soluções de engenharia a um veículo aéreo não tripulado (Vant), tipo drone. Esse é o objetivo principal da 2ª edição da Competição de Drones do Câmpus Florianópolis, que acontece dias 24 (apresentação de projeto) e 26 de outubro (janela de voo).

Para participar, a equipe (de 3 a 6 integrantes) deverá ser composta majoritariamente por estudantes de nível médio (até 1/3 da equipe poderá ser composta por alunos de nível superior), e o grupo deverá estar vinculado a uma instituição de ensino, acompanhado de um professor-orientador. E os drones devem ser projetados, dimensionados e construídos pelas equipes, utilizando partes e peças disponíveis no mercado ou construídas pela própria equipe, conforme as especificações (limitações) descritas no regulamento.

“Um diferencial deste evento será o incremento da competitividade associada à prova de transporte de objetos, assim como a valorização por frames construídos pelas próprias equipes. Ressalta-se que, ainda que o aspecto competitivo saudável seja uma tônica deste evento, a troca de experiências e compartilhamento de soluções são atitudes incentivadas pela organização do evento, uma vez que o desenvolvimento tecnológico de todos os participantes consiste em um eixo transversal aos objetivos desta competição”, ressalta o professor e coordenador do evento, Leandro de Medeiros Sebastião, docente das disciplinas Máquinas Elétricas, Eletromagnetismo e Medidas Elétricas dos cursos Eletrotécnica (integrado e Subsequente) e Tecnólogo em Sistemas de Energia.

Inscrições 

As inscrições estão abertas até 31 de maio. Por conta de limitações de segurança e de capacidade de atendimento da comissão organizadora, haverá um máximo de 10 equipes que participarão da competição. Caso haja mais de 10 equipes inscritas, será realizado um processo seletivo. As equipes deverão estar atentas ao cronograma estabelecido e aos informes disponibilizados no site da competição para confirmar a participação no evento após a inscrição. Os critérios e metodologia do processo seletivo, caso seja necessário realizar, serão divulgados em tempo hábil pela comissão organizadora no site do evento.

Prova

A primeira prova consiste na apresentação do projeto, com suas características e atribuições. Já a prova da janela de voo é onde as equipes deverão cumprir missões pré estabelecidas no regulamento. Cada equipe tem direito a uma janela de voo, com 25 minutos de duração.

As aeronaves devem ser projetadas para que consigam cumprir diferentes atividades/provas, para as quais serão atribuídos pontos, conforme o desempenho da equipe. A pontuação total da equipe será a somatória de pontos conquistados em cada atividade descontados das eventuais punições que venha a sofrer.

As atividades podem ser realizadas quantas vezes a equipe desejar, respeitando o tempo limite de sua janela de voo, sendo a maior pontuação de cada prova a considerada para a pontuação final.

As atividades de cada categoria e sua respectiva pontuação estão listadas e detalhadas no regulamento.

Todos os participantes receberão certificado de participação no evento, que será registrado no Sigaa, juntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2022 do Câmpus Florianópolis. 

Dúvidas referentes à inscrição na competição, seleção das equipes, e/ou envio de documentos requeridos deverão ser encaminhadas à comissão organizadora da competição, através do e-mail drone.fln@ifsc.edu.br.

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.