O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Entidades estudantis retomam atividades no Câmpus Criciúma

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 16 mai 2022 15:40 Data de Atualização: 20 mai 2022 14:00

Com o retorno das atividades presenciais no IFSC, os estudantes do Câmpus Criciúma estão retomando as atividades das entidades de representação estudantil. Nas próximas semanas, estão previstas eleição e posse de novas gestões no Grêmio Estudantil, nos centros acadêmicos e também na Atlética do Câmpus.

No último dia 10, um grupo de 15 estudantes do ensino médio técnico foi escolhido para assumir a gestão do Grêmio Técnico Estudantil Criciumense (GTEC). No Centro Acadêmico da Licenciatura em Química, uma nova gestão deve assumir no dia 31 de maio, enquanto os centros acadêmicos da Engenharia Civil e da Engenharia Mecatrônica buscam se reorganizar. Já a Atlética tem eleição marcada para a próxima segunda-feira (23).

A escolha da nova gestão do Grêmio Estudantil foi feita em assembleia com os estudantes realizada no dia 10 de maio. Na pandemia, o GTEC acabou ficando sem representantes, mas com a retomada das atividades presenciais os alunos decidiram retomar as atividades.

 “Corremos atrás de informações para rever esse órgão importante para o movimento estudantil. Entramos em contato com a Assistência Estudantil e com o Conselho de Entidades de Base, que convocou a assembleia”, conta Erick Mazzuchello, estudante do terceiro ano do técnico em Mecatrônica e agora coordenador geral do GTEC. “Os alunos puderam conhecer melhor sobre esse movimento, já que os dos primeiros e segundos anos entraram em um período de atividades não presenciais e não tiveram esse contato com o grupo”, explica Mazzuchello. A próxima eleição está prevista para o primeiro semestre de 2024.

O Centro Acadêmico da Licenciatura em Química (Calq) terá um novo presidente a partir do dia 31 de maio. Wesley Diogo de Assis, acadêmico da sétima fase do curso, espera que o Calq atue na integração entre os alunos dos diferentes cursos, para que conheçam e possam discutir mais as questões do IFSC. “Como presidente, a proposta é integrar os cursos de licenciatura, das engenharias, dos técnicos da manhã e os da noite, para ntegrá-los para fazer alguns projetos e falar sobre as questões políticas do IFSC”, diz Wesley, destacando a importância da participação dos estudantes em atividades artísticas, projetos, estudos e também nos debates sobre a gestão do Câmpus.

Com foco maior nas atividades esportivas e festivas, a Atlética “Picaretas” também está retomando as atividades. “Na pandemia, muita gente acabou se formando ou saindo da Atlética. A gente está se organizando para os eventos que tem durante o ano, como os Jogos Inter Atléticas do Sul Catarinense e eventos menores de integração”, explica a atual vice-presidente, Laura Parrot. As eleições da Atlética acontecem no dia 23 e a posse da nova diretoria ocorre três dias depois, no dia 26 de maio.

Já o Centro Acadêmico de Engenharia Mecatrônica e o Centro Acadêmico da Engenharia Civil ainda buscam mobilizar os estudantes para que novas gestões possam assumir. “O Centro Acadêmico é uma ferramenta essencial dos alunos, porque a troca de ideias com a gestão tem que ser intermediada e as vozes dos alunos têm que ser levadas de uma maneira racional e clara para que a coordenação do curso entenda o que querem transparecer”, diz Luís Fernando Silvestre, presidente do CA da Engenharia Mecatrônica, atualmente na nona fase do curso.

Siga as entidades nas redes sociais: 

Centro Acadêmico da Licenciatura em Química: @calqifsc
Centro Acadêmico da Engenharia Mecatrônica: @caemifsccri
Centro Acadêmico da Engenharia Civil: @caec.ifsc
Atlética: @picaretas.aaaifscc
Grêmio Técnico Estudantil Criciumense: @gremiogtec

CÂMPUS CRICIÚMA INSTITUCIONAL

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.