O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto de extensão transforma muros e paredes de escolas em locais que reúnem literatura e arte

EXTENSÃO Data de Publicação: 10 set 2018 08:19 Data de Atualização: 10 set 2018 08:32

Produzir pinturas interativas nos muros e nas paredes de instituições de ensino de Palhoça, tendo como tema e inspiração personagens e histórias famosas da literatura infantojuvenil, é a intenção do projeto de extensão 'Pintura interativa: arte e literatura em foco na escola', coordenado pela professora de design, desenho e animação, Bianca Antonio Gomes, do Câmpus Palhoça Bilíngue. A ideia é transformar espaços pouco ou nada atrativos em lugares de contemplação, que instiguem o interesse pela leitura e arte.

A pintura interativa é um tipo de arte que envolve, de alguma forma, a participação das pessoas. A primeira a receber a intervenção artística foi a escola de educação fundamental Vicente Silveira, no bairro Passa Vinte. “A cena escolhida foi definida pela equipe do IFSC, em parceria com a direção da escola, e traz elementos da história do Harry Potter, como o castelo, a penseira, as varinhas, o trem e o personagem Bicuço, isso em razão da identificação dos alunos com a ficção”, explica Bianca. Além da pintura, o projeto prevê a doação de livros das histórias retratas para a biblioteca da escola.

A produção da pintura foi feita em uma das paredes do pátio da instituição e contou com a ajuda dos próprios estudantes, pois antes do início do trabalho foi ministrada uma oficina de desenho e pintura para que os interessados pudessem contribuir e interagir. “Na hora do intervalo, muitos alunos se reuniam em volta da gente para observar o trabalho, conversar e fazer perguntas a respeito dos desenhos, dos personagens e do próprio IFSC”, relembra a coordenadora do projeto. 

A ideia, que contou com recursos do edital Proex n. 01/2018 para sua execução, foi da egressa do curso técnico integrado de Comunicação Visual, Rita de Cássia de Jesus da Silva, que também já foi aluna da escola Vicente Silveira. Além de Rita e Bianca, integraram a equipe a professora de artes, Luciana Finco Mendonça, e a estudante do curso técnico integrado de Comunicação Visual, Maitê da Silveira Vieira. A atividade terá continuidade na Escola Modelo, no Centro da cidade, tendo como tema o Mágico de OZ, e depois no próprio IFSC Palhoça Bilíngue.

Confira o vídeo produzido pela IFSC TV.

 

EXTENSÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.