O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Urupema ministra curso sobre cultivo de morango a agricultores da região

EXTENSÃO Data de Publicação: 10 set 2018 10:44 Data de Atualização: 10 set 2018 10:54

A partir de uma demanda da Secretaria da Agricultura do município ao Câmpus Urupema acontece o curso sobre cultivo de morango a agricultores da região de maior altitude. O objetivo da iniciativa é promover a troca de experiências entre instituições de ensino, técnicos, discentes e agricultores, e difundir conhecimento sobre sistemas de produção da fruta.

As propriedades rurais familiares da região da Serra catarinense vivem uma nova realidade, onde surge a necessidade de diversificar sua fonte de renda através das suas inserções nos novos mercados locais, além de agregar valor aos seus produtos. Segundo a professora e engenheira Agrônoma, Janice Regina Gmach Bortoli, alguns agricultores que apresentam interesse em iniciar o cultivo de morangos já adquiriram parte da estrutura e necessitam adquirir novos conhecimentos e trocar experiências com os agricultores que já estavam trabalhando com o cultivo. “O município de Urupema esta localizado no planalto serrano e tem a agricultura familiar como protagonista das principais fontes da economia do município. A qualificação da mão de obra familiar para a introdução de novos cultivos vegetais com maior valor agregado auxilia para que ocorra uma diversificação nos sistemas de produção, diminuindo a dependência à monocultura ou agropecuária”, ressalta a docente.

A atividade contempla uma carga horária de 30 horas, divididas em quatro momentos, onde serão desenvolvidas atividades teóricas, práticas e visitas a propriedades com cultivo já estabelecido, e envolve discentes, professores, técnicos e a comunidade externa (agricultores e técnico das instituições parceiras). Janice conta que a iniciativa, cuja primeira etapa ocorreu dia 21 passado com a participação de 25 agricultores, acontece em parceria com a Secretaria da Agricultura do Município de Urupema, Epagri local e o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc) de Lages.

Janice destaca ainda que o cultivo do morango vem apresentando grande destaque no setor agrícola brasileiro, sendo a espécie de maior expressão econômica entre as pequenas frutas, com grande potencial ainda a ser explorado. “A fruta possui grande mercado absorvedor e diversificado, tanto para a comercialização in natura como para o processamento na forma de geleias, doces, iogurtes e sucos”, finaliza a engenheira agrônoma. 

EXTENSÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.