O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

“Atelier Livre” oferece espaço e orientação técnica para artistas

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 25 out 2018 10:14 Data de Atualização: 25 out 2018 10:19

O projeto de extensão Atelier Livre, do Câmpus Florianópolis, proporciona um espaço para desenvolvimento e elaboração de obras de artes visuais. A aluna Paola Milar, 44, frequenta o ateliê desde maio deste ano. Para ela, o espaço e o tempo reservados apenas para realizar e aperfeiçoar suas habilidades artísticas é fundamental. “Eu pinto há bastante tempo, mas na minha casa é muito complicado, porque não tenho espaço e sempre tem outras coisas para fazer. É muito bom ter esse espaço aqui, a gente conhece muitas técnicas novas. É muito gostoso”.

Os artistas são orientados individualmente pela professora Valeska Rangel, da Coordenadoria de Atividades Artísticas. Como diz o nome, o ateliê é livre: cada pessoa desenvolve sua própria linguagem artística. A partir dos interesses e habilidades do aluno, a professora auxilia no processo de cada um. “Existe a orientação técnica, como os fundamentos da linguagem visual e estilística. A gente recomenda referências da história da arte e exposições, para ampliar o repertório do aluno, estimular o processo de criação e propor exercícios. É uma troca muito dinâmica” explica Valeska. 

“Eu tenho minhas técnicas preferidas, mas sei que existem mais coisas que não estou habituada a fazer. Aqui tenho contato com técnicas que não conhecia. Estou abrindo novos horizontes para minha produção artística” conta a aluna Jéssica Barrios, 33, que trabalha principalmente com aquarelas e gravuras. 

A professora destaca a importância do livre acesso dos alunos aos livros e materiais, todos disponíveis no ateliê. “O laboratório é muito bem equipado. Temos um grande acervo de livros sobre história da arte e materiais artísticos profissionais. O que mais enfatizamos aqui é a questão do encontro. O ateliê é um lugar em que as pessoas vêm para desenvolver seu processo criativo e trocar ideias com os outros alunos”. 

O Atelier Livre atualmente possui duas turmas de 10 pessoas. Em 2019, um novo edital será aberto para todos que tenham interesse em trabalhar com artes visuais, tanto da comunidade interna quanto da externa. 

Para saber mais, visite o Instagram do Atelier Livre do Câmpus Florianópolis. 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.