Estudantes pesquisam alimento mais rico em potássio que a banana

PESQUISA Data de Publicação: 20 nov 2018 11:04 Data de Atualização: 26 nov 2018 08:35

Sabe aquela câimbra que ocorre durante um movimento ou uma atividade física? Ela é uma contração muscular intensa e involuntária, muitas vezes causada pela falta de sais minerais no organismo. Entre os sais minerais importantes para evitar as câimbras está o potássio e, por isso, médicos e nutricionistas recomendam o consumo de alimentos ricos em potássio para evitar câimbras. O que poucos sabem e que foi descoberto por um grupo de estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro é que a fruta mais rica em potássio é o abacate, e não a banana.

Orientados pelo professor Juliano Ramos, sete estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado em Química desenvolveram a pesquisa durante um ano e concluíram que o abacate chega a ter até duas vezes mais potássio do que a banana nanica, que é a variedade apontada na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco) como o alimento com maior quantidade de potássio. “Essa comparação leva em conta os dados que obtivemos e também as informações da Taco”, conta o professor.

Para chegar aos resultados da pesquisa, foram analisadas as quatro variedades de abacate mais comuns em Jaraguá do Sul: avocado, fortuna, fuerte e geada. O elevado teor de potássio foi encontrado em todas as variedades, mas a que mais se destacou foi a avocado, com aproximadamente 600 miligramas de potássio em cada 100 gramas da fruta.

Segundo a estudante Beatriz Moretti, a maior dificuldade encontrada pelo grupo foi lidar com conceitos e procedimentos ligados à química enquanto ainda estavam no começo do curso técnico. “O mais difícil foi entrar de cara já na química. Estávamos na terceira fase e nunca tínhamos feito nada assim tão prático, pois as duas primeiras fases do curso são mais teórica”, recorda.

Devido ao tipo da pesquisa, os alunos tiveram que se familiarizar rapidamente com a química analítica, que só é ensinada no curso técnico a partir da quinta fase. “Acabamos tendo que ver muita coisa, como amostragem, replicadas, preparação de amostras, uso de ácidos, importância de emissão atômica, entre outras. Mas tudo isso acabou facilitando pra gente agora, pois a turma está começando a aprender em sala e a gente já viu muita coisa”, compara a aluna Gabrielli Bilck.

O trabalho, que foi desenvolvido durante os dois últimos semestres, não serviu apenas para gerar a descoberta e facilitar os estudos de química analítica. Para os estudantes, um dos principais ganhos foi o amadurecimento como pesquisadores. “Acho que o principal foi a maturidade, a confiança que a gente ganhou na área de química. Fizemos muitas coisas práticas e fomos até na UFSC conferir se a nossa pesquisa estava com resultados coerentes – e felizmente estava. Por mais que tenha sido cansativo, a gente aprendeu demais”, destaca outro integrante do grupo, Arthur Delmiro Lourenço.

Outras descobertas

Colocar a banana como segunda colocada na lista das frutas com maior presença de potássio não foi a única descoberta da equipe. Para realizar o estudo envolvendo as variedades do abacate, o grupo precisou também desenvolver uma metodologia para a pesquisa, já que não havia na literatura científica uma descrição que pudesse ser utilizada.

Além disso, os resultados da pesquisa indicaram que a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, que é referência para a área, está incompleta. “A Taco mostra apenas a composição do ‘abacate’, mas não diz em qual variedade foi feita a análise. Como nós investigamos quatro variedades da fruta, descobrimos que os valores do potássio, por exemplo, variam de acordo com a variedade”, explica Beatriz.

A pesquisa dos estudantes foi apresentada no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ambos eventos realizados no IFSC. Também há a intenção do grupo de publicar os resultados em revistas científicas.

Confira o nome completo da equipe que desenvolveu o trabalho sob orientação do professor Juliano Ramos no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro: Beatriz Moretti, Gabrielli Bilck, Arthur Delmiro Lourenço, Joana de Almeida Zanetti, Aline Cristina Pellis, Nicholas da Gama Tanaka Guerreiro, Cauê Giovani Kauva.

PESQUISA NEWS