Curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville recebe nota máxima em avaliação do MEC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 jun 2022 09:30 Data de Atualização: 24 jun 2022 09:49

O curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville recebeu conceito máximo - nota 5 - na avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). A avaliação externa de reconhecimento foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 18 e 20 de maio.

“A nota representa que estamos no caminho certo de construção e consolidação de um curso que atende às expectativas de todos os envolvidos, servidores, discentes e sociedade”, enfatiza o coordenador do curso, Charles Assunção. “Para o IFSC, este conceito reforça a posição de Instituto de Educação Superior [IES] de excelência, pois este resultado tem sido obtido em diversos câmpus e cursos”, enaltece.

Além de ato fundamental para a existência do curso, o reconhecimento pelo MEC é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. Iniciado no segundo semestre de 2016, o bacharelado em Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville formou a primeira turma de engenheiros mecânicos em 1º de outubro do ano passado.

Avaliação positiva em todas as áreas

Na avaliação de reconhecimento, são analisadas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. No primeiro valor, o relatório apontou que os discentes contam com amplo apoio da instituição, inclusive psicopedagógico, além de financeiro e acadêmico em si. Outro destaque foi a biblioteca, por conta dos livros físicos, amplo acesso a bibliotecas e diversas inovações que suportam atividades didáticas dos professores e alunos.

Quanto à infraestrutura, o que chamou a atenção dos avaliadores foram os laboratórios, citados como um diferencial para o curso. “Como a IES possui cursos técnicos, herdando uma cultura centenária na área de Educação Profissional, os cursos de Engenharia, e particularmente o de Mecânica, objeto desta Avaliação, são beneficiados, pois esses laboratórios foram sendo equipados ao longo do tempo para atender aos cursos técnicos e assim dispõe de recursos muitas vezes não encontrados nas empresas industriais”, sinaliza o relatório.

Na avaliação docente, o relatório valoriza o engajamento e ótima relação com os discentes e coordenação. “Os docentes apresentaram titulação exigida, ótima produção e excelente experiência profissional tanto acadêmica como atuação no mercado industrial e de serviços atendendo às necessidades demandadas pelo curso. Diversos docentes possuem ampla experiência dentro do mercado industrial, o que foi ressaltado como diferencial nas entrevistas tanto com os docentes como discentes.”

Segundo a coordenação do curso, o que também pesou muito para que Engenharia Mecânica obtivesse a nota máxima foi o árduo trabalho em equipe realizado pela comissão de preparação para a Avaliação do Reconhecimento do Curso, constituída pelos professores Anael Preman Krelling, Charles Assunção, Evandro Rodrigo Dario, Ivandro Bonetti, Josue Basen, Julio Fabio Scherer e Leonidas Gilapa, e o alto nível de organização da documentação exigida.

“Não significa que estamos prontos e acabados, mas, sim, que temos que continuar melhorando para sermos cada vez mais relevantes. Os instrumentos para esta melhoria contínua foram estabelecidos pelos responsáveis pelo curso e validados pela comissão de avaliação”, destaca professor Charles Assunção.

Conheça o curso

Único curso de Engenharia Mecânica de instituição pública de Joinville ofertado no período noturno, o curso é gratuito. Tem duração de dez semestres e carga horária de 4.160 horas/aula. Seu objetivo é formar profissionais de engenharia capacitados para atuar no desenvolvimento de produtos e processos, planejamento da instalação e manutenção de máquinas e sistemas, projetos de estruturas e equipamentos e outras atividades da área.

A formação é voltada também ao desenvolvimento de competências para o empreendedorismo, gerenciamento de equipes de trabalho e interpretação e aplicação de legislação e normas de segurança, de saúde do trabalho e ambientais.

Clique aqui para acessar o guia do curso.

Próximo ingresso

O curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville tem ingresso de turma sempre no segundo semestre, com oferta de quarenta vagas. Para o próximo semestre, as inscrições serão de 28 de junho a 1º de julho, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022. As aulas começam em 10 de agosto.

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE NEWS