O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Evento comemora 10 anos da Rede de Institutos Federais com homenagens em Florianópolis

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 17 dez 2018 08:00 Data de Atualização: 17 dez 2018 11:21

Servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estiveram reunidos nesta quinta-feira (13), para celebrar os 10 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no auditório da Reitoria, em Florianópolis. 

Com abertura da Orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul, a cerimônia teve discursos e entregas de homenagens a servidores aposentados, diretores-gerais, pró-reitores e diretores executivos do período 2008-2018 e a equipe da atual gestão.  

O diretor-geral do Câmpus São Carlos, Juarez Pontes, representou os diretores-gerais homenageados e, durante sua fala, lembrou que, há exatos 50 anos, se apresentava no IFSC da Mauro Ramos para fazer o exame de classificação. 

“A nossa passagem pelo câmpus é muito importante porque a gente deixa uma marca e todos que por aqui passaram tiveram um papel essencial, não só os diretores, mas todos os servidores, professores e alunos que colaboraram e continuam colaborando com a nossa instituição. Nós temos que estar sempre juntos e com um objetivo em comum e isso o instituto federal tem feito muito bem e há muito tempo”, afirmou. 

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, agradeceu aos servidores presentes e aos que não puderam participar do evento e destacou a expansão dos institutos federais, que passaram de 175 mil estudantes para mais de um milhão no Brasil inteiro, lembrando que anteriormente a educação pública era concentrada em capitais e grandes cidades. Maria Clara ressaltou ainda a atuação do IFSC em programas de extensão e inclusão com diversos públicos. 

“Somos uma instituição de todos e para todos e é isso que nos move a estar cada dia aqui com alegria. Acredito que com a nossa força de rede, de mais de um milhão de alunos, de mais de 80 mil servidores, nós vamos manter essa rede para que outras pessoas possam ter uma vida melhor. Contamos com a sociedade, a população e nossos alunos e servidores para que o IFSC consiga fazer cada vez mais”, declarou. 

Durante sua fala representando a atual gestão, o pró-reitor de Ensino da instituição, Luiz Otávio Cabral, ressaltou o compromisso do IFSC com as demandas e necessidades da sociedade.

"O que mais deve nos orgulhar é fazer parte de uma organização que tem como missão incluir e formar cidadãos por meio da educação profissional e assim contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, local, regional e nacional", frisou. 

Ajudando a contar a história do IFSC

Durante a programação, também foi apresentada a Linha do Tempo do IFSC, que mostra o histórico dos acontecimentos mais relevantes da instituição desde o surgimento em 1909, quando se chamava Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina e era voltada à educação profissional de meninos de 10 a 13 anos, filhos de famílias carentes, até a situação atual, com 22 câmpus e mais de 41 mil alunos atendidos em 670 cursos. 

Qualquer pessoa pode acessar a ferramenta pelo link, deixar depoimentos, incluir fotos e compartilhar nas redes sociais. A Linha do Tempo foi elaborada pelas servidoras Geisa Golin, na parte de programação visual, e Ana Paula Luckmann, na parte de texto. 

Prêmio IFSC Inovação 2018 

Também foram divulgados os vencedores do Prêmio IFSC Inovação 2018, que visa reconhecer iniciativas que transformaram a instituição no último ano, contribuindo com a sustentabilidade e a eficiência na gestão. Ao todo, 54 projetos foram inscritos nas categorias Gestão e Sala de Aula. Confira os vencedores: 

Categoria Gestão 

“Projeto Bibliomarketplace: serviço de troca de conhecimentos entre os interagentes da biblioteca inspirado na economia compartilhada” (1º lugar), liderado pelo servidor Cristiano Sardá da Conceição; 

“Busca ativa de trabalhadores para ofertas de proeja e certific: integração extensão e ensino”, das servidoras Liziane Renate Lessak e Claudia Hickenbick (2º lugar); 

“Gincana de ingresso do IFSC São Miguel do Oeste”, liderado pelo servidor Marlon Ricardo de Amorim (3º lugar). 

Categoria Sala de Aula 
 
“Projeto Empreender para Crescer: uma vivência empreendedora” - servidores Andressa Bregalda Belan e Pierry Teza (1º lugar); 

“Metodologias Ativas: peer instruction e team based learning na formação intelectual dos alunos de engenharia de produção” - servidores Greyson Alberto Rech e Lúcio Galvão Mendes (2º lugar); 

“O técnico em edificações e a comunidade”- Etianne Alves Souza de Oliveira e Simone Aparecida da Silva Souza (3º lugar). 

A premiação para os primeiros colocados é uma visita técnica em uma instituição de ensino internacional. Já os segundos e terceiros lugares representam o Instituto em concursos ou eventos de compartilhamento de boas práticas. Todos recebem o Selo IFSC de Inovação. 

A servidora Giovana Perine Jacques compartilhou sua experiência como vencedora do Prêmio na categoria “Gestão” em 2017, em parceria com o servidor Bernardo Gomes, com um projeto da Diretoria de Comunicação da Reitoria, sobre a gestão jornalística da IFSCTV. 

“O principal objetivo do prêmio é alcançado na medida em que a gente pensa em inovação. Acho que esse é o objetivo tanto na Comunicação como em todos os outros setores, é inovar no sentido de pensar o que a gente está fazendo. A inovação está no nosso dia-a-dia, nos nossos processos”, afirmou.

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.