Projeto de extensão resgata história de cooperativa de recicladores de Palhoça

CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE Data de Publicação: 20 dez 2018 16:23 Data de Atualização: 21 dez 2018 08:45

Um dos projetos apoiados pelo edital de extensão Protagonismo Discente, que coloca estudantes como líderes das iniciativas, teve com objetivo resgatar a história de uma cooperativa de recicladores formada, na maioria, por mulheres. A cooperativa Associação Pró-Crep (Criar, Reciclar, Educar e Preservar) tem sede no bairro Pinheira, na parte sul de Palhoça, onde fica também a praia de mesmo nome, uma das mais conhecidas da região.

O projeto “Pró-Crep: resgatando trajetórias” tem como estudante mentora a aluna Mariana Pereira Ferrador, 19 anos, do curso técnico integrado em Comunicação Visual do Câmpus Palhoça Bilíngue. Ela já havia participado de outro projeto de extensão do câmpus com a Pró-Crep, chamado “Modelo por um dia: resgate da autoestima das trabalhadoras de uma associação de coleta de resíduos recicláveis do município de Palhoça”. Naquela iniciativa, Mariana e professoras do câmpus tiraram fotos de recicladoras da Pró-Crep e organizaram exposições no câmpus e na Pinheira.

"Repercutiu muito bem entre elas [as cooperadas]. Elas eram muito tímidas e pareciam até ter vergonha do trabalho que faziam. Hoje estão mais falantes, mais empolgadas", comenta a estudante. O trabalho repercutiu também nacionalmente, ao ser tema de reportagem do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, em 23 de agosto de 2018.

O “Modelo por um dia” serviu de impulso para o novo projeto. Mariana e mais dois bolsistas (Gabriel Kock, do curso de Comunicação Visual, e Gabrielly Viegas, do superior em Produção Multimídia), orientados pela professora Marcela Motta Drechsel, fizeram entrevistas com recicladores mais antigos e buscaram informações em documentos da associação, que tinha, pelo que se sabia, aproximadamente 20 anos de funcionamento.

“Nós levantamos que a associação teve apoio do Estado por apenas dois anos, dentre 26 [anos] de trabalho. Todo o tempo eles se mantêm sem ajuda. Além disso, geram economia de 9 mil reais por mês pra prefeitura de Palhoça com a coleta dos resíduos recicláveis”, relata Mariana. Um documentário em vídeo sobre a Pró-Crep está em fase de finalização e deve ser lançado pela equipe no início de 2019.

Cooperativa

A Associação Pró-Crep  recebe material reciclável de bairros vizinhos da Pinheira  e também da região central de Palhoça (distante cerca de 35km), inclusive do câmpus do IFSC na cidade, localizado no bairro Pedra Branca. Os materiais são recolhidos por meio de um caminhão próprio da cooperativa, que é movido a biodiesel produzido pela Pró-Crep.

No total, 32 famílias são empregadas na Pró-Crep e outras 30 pessoas atuam na cooperativa de maneira voluntária. “Este ano a associação adotou um terreno baldio próximo ao galpão e os voluntários construíram uma praça linda”, conta Mariana. A instituição ainda ajuda duas casas de reabilitação de dependentes químicos, tanto com dinheiro oriundo da venda dos materiais recicláveis como empregando alguns dos pacientes.

O trabalho desenvolvido pela Pró-Crep inclui educação socioambiental, com a recepção de grupos de estudantes e visitas às escolas para conscientização ambiental; um brechó que visa incentivar o consumo consciente, com a customização de roupas doadas, oficinas de artesanato a partir do reaproveitamento de cerâmicas, madeira e outros materiais que resultam em belíssimos mosaicos; a produção de biodiesel com óleo de cozinha, que gera cerca de 3 mil litros por mês, sendo utilizado para para abastecer o próprio caminhão que faz a coleta dos resíduos; e a triagem dos materiais recolhidos, que é feita pelas famílias participantes do projeto, em conjunto com os pacientes do Instituto Caminho do Peregrino, instituição voltada à recuperação de dependentes químicos.

No ano passado, o Câmpus Palhoça Bilíngue e Associação Pró-Crep firmaram uma parceria para o descarte adequado dos resíduos do câmpus.

Protagonismo discente

A ideia do Edital PROEX nº 16/2018 - Protagonismo Discente foi incentivar os estudantes a observar a realidade, identificar um problema, pensar em soluções a partir dos conhecimentos das formações e propor uma intervenção extensionista em favor do desenvolvimento humano, científico e tecnológico. Lançado pela primeira vez em 2018, o edital apoiou 41 iniciativas em vários câmpus do IFSC.

CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE EXTENSÃO