O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Missão em Portugal

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 01 fev 2019 11:45 Data de Atualização: 08 fev 2019 11:08

Olá!

Quero começar o primeiro post de 2019 desejando um ótimo ano para todos e com votos de que continuemos nosso trabalho intenso de dar oportunidades de educação a quem mais precisa. Fiz uma retrospectiva aqui de como foi 2018, cheio de desafios e conquistas, e é assim também que iniciamos mais um ano.

Dupla Titulação

Voltei de férias e já embarquei no sábado para Portugal - junto com a nossa assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais, Raquel Matys Cardenuto, e com os professores Piara Fernandes e James Silveira -. onde passamos a semana inteira visitando instituições parceiras e buscando novas parcerias também. O motivo principal da nossa viagem foi participar da banca dos trabalhos de conclusão de curso de quatro alunos do Câmpus Florianópolis, que são da primeira turma do nosso programa de dupla titulação em Engenharia Elétrica do IFSC com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Estes estudantes se inscreveram no primeiro edital que lançamos em 2017 e embarcaram aqui para Portugal em março, onde permaneceram por dois semestres.

Nesta sexta-feira, estamos o dia inteiro participando das bancas e nos enchendo de orgulho do trabalho de nossos alunos. A gente se esforça para conseguir esta parcerias de maneira institucional, ampliando as oportunidades dos nossos estudantes – ainda mais em um momento tão globalizado em que vivemos -, mas tudo só é possível pela dedicação dos nossos discentes e professores. Fiquei bem feliz com o resultado dos trabalhos até o momento e parabenizo todos os envolvidos!

Já temos três alunos da segunda turma de Engenharia Elétrica aqui em Portugal participando do programa e já lançamos um terceiro edital, que selecionou mais quatro estudantes que embarcam na próxima semana. Agradecemos o IPP por mais esta parceria que esperamos continuar com esse sucesso.

Parcerias internacionais

Como tínhamos este compromisso das bancas, resolvemos aproveitar o deslocamento até Portugal para fazer uma agenda de visitas a instituições parceiras e buscar novas oportunidades.

Na segunda-feira, fomos ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), onde tivemos reunião com a pró-presidente Susana Piçarra, o diretor da Escola Superior de Tecnologia Nuno Pereira e outros diretores de escolas do instituto. Também nos encontramos com o presidente do Departamento de Eletrotécnica, José Luiz Souza, que é quem recebe nossos alunos intercambistas. Conversamos sobre a ampliação das parcerias, conhecemos novos laboratórios e fizemos a avaliação do nosso programa de intercâmbio, o Propicie, no IPS e demos os encaminhamentos necessários para a dupla titulação.

Na terça-feira, estivemos na Universidade de Évora, uma instituição que o IFSC ainda não possui parcerias. Fomos recebidos pela vice-reitora, Ausenda Cáceres Balbino, e pela professora Maria João Cabrita. Também conversamos com a coordenadora de Enoturismo Eunice Amaro da Fundação Cartuxa, que irá receber uma missão do Câmpus Urupema em abril.

Tratamos mais especificamente de oportunidades para alunos que estudam na área de Viticultura e Enologia com possibilidades de intercâmbio para nossos estudantes do Câmpus Urupema. Também conhecemos a universidade que tem mais de 450 anos e atua em várias áreas. Foi muito interessante vivenciar tanta história e as possibilidades que temos. Vamos assinar, em breve, um protocolo de entendimento para iniciarmos as articulações. Eles possuem um programa de mestrado na área de vinicultura que pode ser uma possibilidade para nossos alunos.

Quarta-feira passamos o dia em deslocamento em uma viagem de seis horas, Na quinta de manhã, fomos ao Porto Design Factory do IPP, onde temos alguns intercambistas, e de tarde fomos na faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Já temos protocolo assinado com a universidade e queremos intensificar a parceria com intercâmbio de alunos e capacitação de servidores principalmente, que podem fazer estágios nas instituições parceiras. Visitamos vários laboratórios em áreas em que o IFSC tem bastante interesse e vamos encaminhar, na nossa volta, os contatos para as aproximações entre as instituições.

Estão sendo dias de muito trabalho, com muitas atividades e conversas, mas que só trarão ainda mais oportunidades para nossos alunos e servidores. Fortalecer a nossa internacionalização é um dos pontos do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional e essas missões servem para ampliar a mobilidade de estudantes e servidores.

Estaremos de volta ao Brasil no domingo. Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.