Sepei 2019: maior evento do IFSC será realizado em Chapecó no final de julho

EVENTOS Data de Publicação: 21 fev 2019 07:43 Data de Atualização: 27 ago 2019 14:37

Está confirmado: o oitavo Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) será nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto. Pela primeira vez, o maior evento do IFSC chega ao Oeste catarinense, e será realizado em Chapecó.

O principal palco do Sepei 2019 será o Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês. O espaço costuma receber grandes eventos e foi cedido gratuitamente pela Prefeitura de Chapecó ao IFSC. A parceria foi firmada entre o Instituto Federal e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que aprovou a isenção das taxas de uso do Centro de Eventos.

A decisão de renúncia fiscal do Comtur é vista como uma oportunidade pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, já que por meio dessas decisões, Chapecó consegue ser sede de inúmeros eventos. “Um evento como este do IFSC traz visitantes à cidade e cria expectativas das pessoas visitarem e voltarem. Os participantes também irão movimentar os setores, como dos hotéis, da gastronomia e do comércio. Então, no final, garantimos geração de emprego e renda para a cidade”, afirma o secretário Márcio Sander, que ainda faz questão de reforçar a importância de Chapecó ser sede de eventos na área de educação como o Sepei 2019.

A gratuidade aprovada pelo Comtur também influenciou para que Chapecó fosse escolhida como sede do Seminário. Essa notícia sobre o Centro de Eventos foi apresentada, ainda no ano passado, ao Colégio de Dirigentes do IFSC (Codir). É este que aprova a cidade-sede do Sepei, a partir de critérios técnicos e respeitando o caráter itinerante – cada ano em uma região de Santa Catarina.

“Nós buscamos a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e apresentamos o evento. O município abraçou o projeto e desde então empenhou-se para fazer acontecer. Sem esses apoios locais, ficaria tudo mais difícil, comprometendo toda a experiência técnico-científica e intercultural das regiões catarinenses”, afirma a diretora-geral do Câmpus Chapecó, Ilca Ghiggi.

O Sepei 2019 costuma receber em torno de 1,4 mil estudantes, professores e técnico-administrativos de 22 câmpus do IFSC espalhados por todo o estado. E, além da participação do público interno, o evento também irá abrir as inscrições – entre os meses de abril e maio – para o público externo que quiser submeter trabalhos ou assistir às apresentações, oficinas e palestras que ocorrem de forma simultânea.

“O Sepei tem sustentação em três fundamentos: integração, exposição e interação. A comissão organizadora trabalha para que os participantes tenham uma experiência transformadora, percebendo que o IFSC é maior que seu câmpus, que seu trabalho selecionado é excelente, mas pode melhorar, principalmente a partir das críticas dos debates nas apresentações, e que Santa Catarina é rica culturalmente”, destaca o coordenador-geral do Sepei 2019, o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, André Dala Possa.

Conheça mais sobre o Sepei

O Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) é realizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Em 2019, será a oitava edição do evento que reúne novidades e trabalhos de ponta desenvolvidos em todos os eixos dos 22 câmpus do IFSC espalhados em Santa Catarina.

A cada edição a comissão central busca melhorar o evento considerando a avaliação dos participantes, retornos dos próprios organizadores e assim por diante. “Para 2019 estamos preparando um evento mais aberto à presença de empregadores e mais aplicável do ponto de vista das tecnologias. As sessões de trabalhos orais e pôster digital segue idêntica, com uma pequena mudança. A programação oficial deverá ser anunciada em abril.

Conheça alguns projetos:

Trabalhos apresentados no Sepei 2018 pelos câmpus do IFSC do Oeste catarinense.
Projeto de Química que ganhou primeiro lugar nas apresentações orais.
Rádio escola que transmitiu Sepei 2018.
Sustentabilidade: sementeiras feitas com cápsulas de café.
Câmpus Xanxerê e os projetos premiados no Sepei.
Projetos do Câmpus São Carlos premiados no Sepei.
Vídeos da IFSC TV durante o Sepei 2018.

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ NEWS