Calendário de moda eleva autoestima de idosos em asilo de Araranguá

ENSINO Data de Publicação: 20 mar 2019 08:43 Data de Atualização: 20 mar 2019 09:54

Quando se fala em moda, o que vem à mente são pessoas jovens e muito magras, vestindo roupas acessíveis apenas para quem tem um grande poder aquisitivo, certo? Não exatamente. Moda também pode ser bem-estar, qualidade de vida e inclusão social, como demonstraram as estudantes do curso Técnico em Produção de Moda do Câmpus Araranguá

Segunda-feira (18), elas estiveram no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, de Araranguá, para a entrega do resultado de um projeto especial, que envolveu dedicação e carinho. Um calendário de fotos, tendo os idosos como modelos, com o objetivo de contribuir com o crescimento da autoestima e a melhora da qualidade de vida dos idosos da instituição.

O calendário foi realizado sob orientação das professoras Aline Pereira de Oliveira, Graziela Kauling e Anamélia Fontoura Valentin. Durante o segundo semestre de 2018, as alunas do curso conversaram com os idosos para conhecer suas histórias e suas rotinas, desenvolveram a concepção do calendário e fizeram todo o trabalho de produção, escolhendo os looks, acessórios, objetos de cena, além de auxiliarem na maquiagem e na produção das fotografias. Os idosos foram maquiados pela maquiadora Thaís Barbosa e clicados pela fotógrafa Flávia de Sá, que atuaram de forma voluntária no projeto.

“Gostei muito do resultado final do projeto, foi muito gratificante. Nunca tinha participado de um projeto social como este, tive um enriquecimento pessoal e também profissional. Foi uma experiência única proporcionada pelo IFSC”, diz a aluna Caroline Damin, 18 anos.

Inclusão e autoestima

A entrega dos calendários foi acompanhada de uma exposição de todas as fotos produzidas para o projeto. “Foi uma experiência excelente. O IFSC sempre está nos apoiando. Aqui foi montado o painel de aquecimento de água com energia solar. Com este projeto, que nos brindaram com os calendários fabulosos, conseguiram transformar nossos idosos em verdadeiros artistas”, afirma o presidente da instituição, Edoir Mota.

Para cada mês, o calendário traz um tema diferente, mostrando os idosos do Lar São Vicente de Paulo realizando atividades diversas. As imagens ressaltam a importância de hábitos como alimentação saudável, prática de esportes, cuidados pessoais, cultivo de plantas e de amizades.

De acordo com a professora do IFSC Aline Pereira de Oliveira, o objetivo do projeto é demonstrar que a terceira idade também combina com qualidade de vida e ressaltar o papel social da moda. “A moda é vista como algo para pessoas jovens, magras, que têm dinheiro, mas não é isso que pensamos da moda. Por isso pensamos em um tema que envolvesse a questão social, demonstrando que na terceira idade é possível ter qualidade de vida”, explica a professora.

O trabalho foi feito na disciplina de Projeto de Integrador, onde as alunas que estão concluindo o curso desenvolvem um projeto reunindo os conhecimentos do curso e aplicando-os na prática. O objetivo é aproximar os estudantes do mundo do trabalho e dar significado ao processo de ensino e aprendizagem.

Estude no IFSC

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.

ENSINO NEWS