Câmpus Florianópolis participa do Projeto Integrado de Águas, cooperação entre Portugal, Holanda e Brasil

PESQUISA Data de Publicação: 25 mar 2019 13:00 Data de Atualização: 25 mar 2019 10:30

A professora Débora Monteiro Brentano, do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACC), representou o IFSC no Integrated Water Project (Projeto Integrado de Águas). Realizado de 11 de fevereiro a 15 de março em Beja, Portugal, o projeto é uma parceria entre o Câmpus Florianópolis, a Univerity of Applied Science of Almere, da Holanda; e o Instituto Politécnico de Beja.

A professora Débora participou para contribuir para internacionalização do curso de Mestrado Clima e Ambiente (do Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços), prospectar possibilidade de financiamento para mobilidade internacional; disseminar conhecimentos da realidade brasileira sobre a temática do projeto, e conhecer a metodologia utilizada com os alunos internacionais para incrementar a prática pedagógica juntos aos projetos integradores dos cursos do DACC.

Participaram do projeto alunos de graduação e mestrado de diversas nacionalidades, vindos da Alemanha, Holanda, Polônia, Croácia, Itália e Brasil, dos cursos de Biologia Aplicada, Engenharia do Ambiente, Água Subterrânea e Reutilização de Efluentes.

Os alunos foram desafiados a solucionar um problema prático durante as cinco semanas em que estiveram em Portugal. Este ano, o problema foi sobre as espécies invasoras em represas utilizadas na área do Alentejo – sul de Portugal, para irrigação e abastecimento de água potável. Neste contexto, o workshop When the invasive species are microscopic – Cyanobacteria risks and international regulation foi ministrado por Débora, que também auxiliou nas atividades de coleta de amostras de água, análise dos locais de intervenção, análise biológica das amostras, estabelecimento de conexão entre a qualidade da água e o uso do solo, e na compreensão das mudanças do microclima após a implantação das barragens.

PESQUISA NEWS