O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Formação qualificada, potencialidades e desafios: Câmpus Canoinhas comemora 8 anos do curso de Tecnologia em Alimentos

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 18 ago 2022 12:13 Data de Atualização: 18 ago 2022 14:10

Formar profissionais capacitados para atuar em processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas, tanto na produção como na supervisão e gestão das atividades. Oito anos após sua criação, em agosto de 2014, o curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas comemora a certeza de vir cumprindo seu objetivo com excelência.

A avaliação positiva vem especialmente dos profissionais formados. Por isso, a celebração do aniversário do curso, realizada na última segunda-feira (15), deu espaço e voz a quatro tecnólogas em alimentos formadas pelo Câmpus Canoinhas: Aline de Lima (responsável técnica da Fricasa Alimentos), Sonia Belgrowicz (empresária da Belg Alimentos), Larissa Loriane Vieira Quadros (Laticínios Castelense) e Daiana Alves Machado (técnica de laboratório de Alimentos do IFSC Canoinhas).

Elas participaram da mesa-redonda “Atuação do Tecnólogo em Alimentos”, formada também pelo gerente de Extensão da Epagri em Canoinhas, Daniel Uba, pela conselheira do Conselho Regional de Química (CRQ-SC), Patrícia Guiliani, e pela gestora de recursos humanos Fernanda Gonçalves Padilha (Rede Bruda).

O debate, conduzido pelas professoras Sandra Aparecida Tavares e Marli da Silva Santos, girou em torno da importância da formação qualificada, potencialidades do setor para diversificação de atuação dos profissionais e desafios do mundo do trabalho.

Conforme a comissão organizadora, as reflexões foram muito importantes para o curso e serviram de inspiração e motivação para os alunos, tanto do superior de tecnologia em Alimentos quanto do técnico integrado em Alimentos, seguirem na profissão. “Recebemos elogios dos participantes em termos de organização e conteúdo, que servem como combustível para continuarmos a promover momentos como este”, destaca o professor Romaildo Sousa, em nome da comissão.

O evento comemorativo contou ainda com a participação da comunidade externa - de empresas, cooperativas e indústrias do ramo alimentício, do prefeito de Canoinhas, Willian Godoy, do reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, direção local, servidores e alunos.

“Além de contribuir para a modernização do sistema produtivo local e desenvolvimento regional, o curso superior de tecnologia em Alimentos consolida a atuação do IFSC na região”, afirma a coordenadora do curso, professora Cleoci Beninca, lembrando que é o único curso de tecnologia na área de alimentos, público e gratuito, num raio de 350 quilômetros.

“Desejamos atender novas demandas da comunidade, das empresas e demais setores da área de alimentos e bebidas. Termos casos reais para propor soluções e melhorias através do ensino, pesquisa e extensão e ainda a possibilidade de realizarmos visitas técnicas e estágio contribui fortemente com a formação dos tecnólogos em alimentos, os aproximando da realidade profissional. É também uma forma de retribuir e contribuir com a comunidade externa e com o setor”, enfatiza professora Cleoci.

Assista ao vídeo comemorativo, com fotos de atividades e eventos de ensino, pesquisa e extensão:

 

Como ingressar no curso

Para o próximo ingresso no curso superior de tecnologia em Alimentos, os interessados poderão optar pelo vestibular unificado IFSC/UFSC 2023.1 ou pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), para quem fizer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Serão vinte vagas para cada tipo de ingresso. Para o Enem, as inscrições já se encerraram. Para o vestibular, o período previsto de inscrição é de 12 de setembro a 13 de outubro.

Clique aqui para acessar a página do vestibular unificado

O curso superior de tecnologia em Alimentos tem duração de seis semestres, com aulas no período noturno.

Clique aqui para acessar a página do curso

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.