O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Começa prazo para estudantes pedirem isenção da taxa de inscrição do Enem

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 01 abr 2019 11:11 Data de Atualização: 25 ago 2020 12:17

Começa nesta segunda-feira (1), o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes que atendem aos critérios podem solicitar o não pagamento na página do participante até o dia 10 de abril. A taxa este ano é R$ 85. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem direito à gratuidade: estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública; candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.497); aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Em todos esses casos, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada. 

Os candidatos que precisarem pagar a taxa de inscrição deverão quitá-la entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

Justificativa de ausência

Caso o estudante tenha conseguido a isenção em 2018 e faltado aos dois dias de prova, precisará justificar a ausência no mesmo período destinado à solicitação de isenção (1 a 10 de abril), na página oficial do Enem. Para conferir a relação de documentos aceitos para comprovar a necessidade de ter faltado à prova, acesse aqui. Caso a justificativa seja recusada ou sequer informada, o candidato terá de pagar a taxa de inscrição em 2019.

As inscrições para o Enem deverão ser realizadas no período de 6 a 17 de maio. Os participantes que tiveram ou não a isenção aprovada também devem fazer a inscrição para participar do exame. O Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. 

Prova

Com duração de 5h30, o primeiro dia de prova (3 de novembro), vai avaliar conhecimentos de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo domingo (10 de novembro), será a vez das questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A duração desta prova será de 5h.

GOVERNO FEDERAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.