O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC firma intenção de parceria com o Politécnico de Viseu

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 04 abr 2019 15:13 Data de Atualização: 04 abr 2019 15:26

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) poderá ser a nova instituição parceira do IFSC em Portugal. Na quarta-feira (3) o pró-presidente da instituição, Paulo Costeira Silva, esteve na Reitoria e conversou com a reitora Maria Clara Kaschny Schneider e a Assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais Raquel Matys Cardenuto.

Segundo Silva, a intenção é iniciar um intercâmbio de alunos, tanto de brasileiros em Portugal quanto a vinda de portugueses para o Brasil. Também há a possibilidade de realizar projetos de pesquisa conjuntos, programas de dupla titulação e intercâmbio de servidores.

O IPV possui cursos nas áreas de Engenharia – as clássicas e outras como Informática e Computação; Administração; Turismo; Marketing; Contabilidade; Enfermagem; Ciências Agrárias, entre outros. O interesse é encontrar pontos em comum com o IFSC para a realização das parcerias, como produção de vinhos, produção multimídia, madeira e mobiliário, entre outros.

Atualmente, o IFV mantém parceria com várias universidades brasileiras, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade de São Paulo (USP) a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), porém, nenhuma parceria ativa com institutos federais. Também têm colaboração com instituições de quase todos os países da Europa por meio do programa Erasmus da Organização das Nações Unidas (ONU) e recebe estudantes da África, apesar de não ter parcerias formais com esses países.

Atualmente, além de estreitar laços com os países de Língua Portuguesa, há intenção de oferecer disciplinas em Inglês, começando por cursos como Turismo ou Informática, e outros totalmente em Inglês, como programas de mestrado, para receber mais alunos europeus. “Com a nossa nova presidência, temos a estratégia de internacionalização. Decidimos que temos que sair de Portugal”, destaca Silva.

A reitora Maria Clara reafirmou a intenção de internacionalização do IFSC e a possibilidade de parceria com o IPV. Disse que há a possibilidade de enviar alunos a Portugal e receber estudantes no Brasil, inclusive com parceria para hospedagem em casas de servidores ou estudantes do IFSC.

O representante do IPV foi recepcionado pelo Câmpus Florianópolis – Continente com um café da tarde, produzido pelos alunos do curso técnico em Confeitaria.

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.