Confecção de maquetes traz diversão à aprendizagem em turma de Saneamento

ENSINO Data de Publicação: 03 abr 2019 14:00 Data de Atualização: 03 abr 2019 15:06

Uma atividade mobilizou a turma 812 do Ensino Médio Técnico Integrado em Saneamento: na disciplina Sistemas de Água, o professor Reginaldo Jaques pediu para que os estudantes escolhessem um reservatório existente e fizessem uma maquete dele. “Achei que eles iam achar chato, mas me surpreendi com a receptividade da turma”, afirmou o professor.

A turma se dividiu em três equipes e cada uma fez uma miniatura: da Casan, da Sabesp e um reservatório “genérico”.

Para Aline Vitória do Nascimento, a experiência foi bem positiva. “Tivemos que procurar especificações do reservatório, analisar fotos e também saber onde e como colocar as tubulações”, explicou. A equipe dela reproduziu o reservatório da Casan na Praia Comprida, em São José.

Outro ponto importante destacado pela turma foi a decisão de só utilizar materiais que os alunos já tinham em casa, com custo zero para produção das maquetes. “Todas as maquetes foram feitas com reutilização de material de coisas que a gente já tinha, em casa ou aqui no canteiro do curso”, disse Maria Eduarda Gonçalves. Plástico, papéis, papelão foram os materiais mais usados.

Para o professor Reginaldo Jaques, a atividade foi importante para lembrar que, mesmo num curso técnico onde há muitas aulas práticas, a parte teórica também pode ser dada de uma forma criativa, de forma a incentivar o aluno e também facilitar a memorização.

ENSINO NEWS