O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aula inaugural de mestrado, encontro dos estudantes e Setec

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 05 abr 2019 17:09 Data de Atualização: 05 abr 2019 18:55

Olá!

Nesta semana, tivemos, na terça-feira, a aula inaugural do mestrado profissional em Administração que o IFSC está oferecendo para seus servidores em parceria com a Unoesc. Viajei para Chapecó para participar deste marco para nossa instituição.

Esta era uma demanda dos nossos servidores técnico-administrativos do Oeste, que nos solicitavam uma oportunidade de qualificação na região. Atualmente, temos mais dois mestrados para servidores na região da Grande Florianópolis: ProfEPT e em Administração com a Unisul! 

No final do ano passado, fizemos uma chamada pública e firmamos a parceria com a Unoesc para uma turma de 20 servidores. Foi muito legal ver a gratidão e a motivação dos servidores que integram esta primeira turma. Todas as dissertações serão focadas nos processos e nas atividades do IFSC, então não é um ganho apenas pessoal para os TAEs. Nossa instituição ganha também, não só em ter profissionais mais qualificados, mas também por ter uma gestão melhor a partir do resultado dos trabalhos.

Aproveitando minha ida a Chapecó,  fiz uma reunião com servidores e também com representações estudantis do Câmpus Chapecó. Falamos sobre o contexto atual, os desafios que temos e ouvimos suas demandas.

Fiquei feliz de ver funcionando no câmpus o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, e o kit-lanche. Vemos como esta ação é importante para os alunos conseguirem acompanhar melhor as aulas. Este ano, estamos trabalhando para que todos os câmpus implantem o PNAE.

Encontro dos Estudantes

Na quarta-feira, estive na abertura do Encontro das Representações Estudantis do IFSC. Durante todo o dia, diversos alunos dos nossos câmpus se reuniram no Câmpus São José para discutir uma pauta organizada por eles. O IFSC auxiliou na vinda dos alunos e com recursos para a alimentação.

Incentivamos esses eventos, pois acreditamos que é fundamental a articulação entre os estudantes. Reforcei na minha fala a importância do movimento estudantil. Entendo que se temos representação, temos voz, e por isso os estudantes precisam assumir os espaços nos órgãos colegiados para nos ajudar na gestão em prol de um instituto cada vez melhor.

Respondi algumas perguntas dos alunos e todos os questionamentos foram sobre a construção de um código de conduta, que está em andamento e é um documento necessário apontado pelo nosso Regulamento Didático-Pedagógico, o RDP. Precisamos ter parâmetros e igualdade para garantir a segurança dos alunos.

Quero tranquilizar os alunos dizendo que vamos validar um documento que seja o melhor para eles, para que possamos garantir uma convivência saudável. Em função disso e para gerar um envolvimento maior, vamos prorrogar os prazos para receber contribuições ao documento, que será dia 10 de maio, quase um mês a mais do que o previsto inicialmente. Exatamente para que os alunos possam participar e contribuir com suas sugestões! 

Vamos solicitar aos diretores-gerais dos câmpus que organizem audiências locais com os estudantes para sistematizar as propostas de alterações. O documento ainda irá passar pelo nosso Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Cepe, e pelo nosso Conselho Superior, o Consup.

Agenda em Brasília

Nesta quinta, viajei a Brasília para reuniões na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a Setec. Pela manhã, em uma pauta do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, apresentamos ao secretário Alexandro Ferreira de Souza a organização da Reditec 2019 – a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica - que terá como tema “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da educação profissional no Brasil”.

A organização do evento, marcado para setembro em Florianópolis, está sendo feita por nós, do IFSC, e pelo IFC. Solicitamos a abertura do sistema para cadastrar o TED, que é o termo de descentralização do recurso para executar toda a Reditec. O secretário e o diretor da Rede, o Rodrigo Alves da Silva, nos ouviram, elogiaram o evento que articula todos os dirigentes da Rede e disseram que vão fazer as análises orçamentárias. Participaram desta reunião o presidente do Conif, o professor Jerônimo Rodrigues da Silva; o pró-reitor do IFC, professor Fernando José Garbuio, e o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia. 

Aproveitando a ida a Brasília, eu e a pró-reitora de Administração do IFSC, Aline Heinz Belo, marcamos uma reunião com o diretor da Rede, Rodrigo Alves da Silva, e o coordenador de infraestrutura, Daniel Godoy, para tratar dos investimentos do IFSC. Apresentamos as nossas necessidades mais urgentes, que são a finalização das obras dos câmpus Jaraguá do Sul – Rau, Criciúma e Xanxerê e também investimento em equipamentos e em infraestrutura. 

Outros assuntos

- Parceria com Politécnico de Viseu: Na quarta de tarde, recebemos a visita do pró-presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Paulo Costeira Silva. Ele nos procurou com a intenção de nos tornarmos parceiros da mesma forma que já temos parceria com vários institutos em Portugal. O encontro foi o início de uma conversa e vamos seguir nas tratativas, já que entendemos que, quanto mais instituições parceiras tivermos, isso representa mais oportunidades de intercâmbio para nossos alunos e servidores, assim como parcerias em pesquisa e capacitação. 

Até a próxima semana!
 

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.