Divulgado o regulamento do Sepei 2019

EVENTOS Data de Publicação: 10 abr 2019 11:26 Data de Atualização: 12 abr 2019 17:54

Alunos do IFSC têm até 30 de maio para se inscrever no 8º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) do instituto, que será realizado de 30 de julho a 1º de agosto em Chapecó. O regulamento do evento - com a chamada dos trabalhos - foi publicado nesta quarta-feira (09) pela Comissão Central Organizadora. A temática central para a edição de 2019 do Sepei é “Mundo digital e futuro do trabalho”.

Assista ao vídeo de divulgação do evento:

O Sepei é o principal encontro anual da comunidade acadêmico-profissional do IFSC, reunindo mais de 500 relatos de experiências desenvolvidas em sala de aula, laboratórios e entorno dos câmpus. Nesta oitava edição, são esperados mais de 1,5 mil participantes para três dias de experiências integradas em sessões técnico-científicas, imersões culturais, palestras, feira tecnológica, hackathon, workshop de empreendedorismo júnior, torneio de robótica, festival de bandas e outras atrações. Algumas atividades são promovidas pelo IFSC em parceria com instituições da região oeste para ampliar a visibilidade do trabalho do instituto.

A capilaridade do IFSC, presente em 20 cidades, e a variedade de áreas de aplicação de seus pesquisadores e extensionistas sempre representaram um desafio à integração e à atuação intercâmpus. Para o coordenador-geral do Sepei 2019, André Dala Possa, a comissão buscou aplicar no formato do evento estratégias para ampliar a participação de estudantes, servidores e comunidade externa. “O modelo tradicional de palestras e mesas-redondas vinha dando indícios de não participação ou esvaziamento. Nosso seminário é uma vitrine e, nesta edição, queremos valorizar mais as experiências mão na massa. Por isso, teremos feira tecnológica para empresas locais interessadas, viabilizamos a linguagem audiovisual na submissão de trabalhos, trouxemos uma maratona de programação [hackathon] e replicaremos atividades exitosas de 2018”, destaca.

Empenhada em sediar o evento, a diretora-geral do Câmpus Chapecó, Ilca Maria Ferrari Ghiggi, conta que a definição do período de realização respeitou a agenda do município. “Estamos com muita expectativa para receber os colegas de todo o estado. Nos outros anos, o Sepei ocorreu em agosto ou setembro. Como conseguimos isenção de taxas de locação do prédio, antecipamos”, explicou.

O principal palco do Sepei 2019 será o Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês. O espaço costuma receber grandes eventos e foi cedido gratuitamente pela Prefeitura de Chapecó ao IFSC. A parceria foi firmada entre o Instituto Federal e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que aprovou a isenção das taxas de uso do Centro de Eventos.

Como participar

O Regulamento do Sepei 2019 traz em detalhes as orientações para os interessados participarem. “Reforçamentos a importância da leitura do documento para que a experiência seja tranquila e ninguém perca prazos”, ressalta André.

Para permitir a maior circulação das experiências relatadas, neste ano, o seminário inova em seu formato e passa a receber, além do arquivo de texto dos trabalhos, um arquivo em vídeo. O link para as inscrições e a submissão de trabalhos será disponibilizado na próxima semana no site do Sepei.

Até lá, servidores orientadores e alunos têm tempo para conhecer as formas de participação, baixar e editar os arquivos modelos e redijir o resumo expandido. “Estamos focados para fazer um grande evento. O vídeo pitch pode ser considerado desafiador pela realidade institucional, mas temos empreendido ações para a atualização de nossas formas de comunicar a ciência e entendemos que é a hora de dar um passo a mais nesse sentido”, finalizou Dala Possa.

Para mais informações, acesse o site do Sepei.

Veja como foi a edição do seminário do ano passado em vídeos produzidos pela IFSCTV.

EVENTOS NEWS