Pular para o conteúdo

Notícias

Novo ministro da Educação é empossado

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 10 abr 2019 14:08 Data de Atualização: 10 abr 2019 14:13
Novo ministro da Educação é empossado
Novo ministro da Educação, Abraham Weintraub

O presidente da República, Jair Bolsonaro, deu posse ao novo ministro da Educação, o economista e professor Abraham Weintraub, nesta terça-feira (9). A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. “O que a gente quer do ministro da Educação? Que ele faça de nossos jovens, filhos e netos, melhores que seus pais e seus avós. É isso que eu espero e que toda a sociedade brasileira espera”, destacou o presidente.

Bolsonaro ressaltou que Weintraub, assim como todos os demais ministros, tem carta branca para escolher todo o seu primeiro escalão. “Temos que esperar que esse time da educação jogue pra frente, não só busque a inflexão no tocante à educação, bem como, no final do nosso mandato, se Deus quiser, em 2022, nós possamos ter uma garotada que não esteja ocupando os últimos lugares do Pisa”, afirmou o presidente, citando o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

Weintraub disse que será exatamente esse o seu papel como ministro. “Entregar o que foi prometido no plano de governo, bem sucintamente, mas com o mesmo que a gente já gasta”, disse o novo ministro. “Se o Brasil tem uma filosofia de educação tão boa, porque a gente tem resultados tão ruins?” Ele disse que o Brasil investe em proporção do Produto Interno Bruto (PIB) igual a um país rico, mas não recebe o retorno dos impostos investidos.

“A gente tem que entregar mais. Os indicadores do Pisa colocam o Brasil entre países muito abaixo da média”, ponderou. O ministro também agradeceu a confiança do presidente Jair Bolsonaro e declarou que acredita entregar os resultados prometidos no plano de governo. Ele ressaltou ainda o fato de ser professor e de não ter filiação partidária.

Weintraub assume a pasta no lugar de Ricardo Vélez Rodríguez, como anunciado na segunda-feira, (8), pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no Diário Oficial da União. Ainda nesta terça-feira, o novo ministro participou da transmissão de cargo durante cerimônia na sede do MEC.

No final da tarde desta terça-feira, o novo ministro participou da cerimônia de transmissão de cargo junto ao ex-ministro, Ricardo Vélez Rodríguez.

Perfil

Abraham Weintraub é natural de São Paulo, casado, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mestre em administração na área de finanças pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e graduado em ciências econômicas pela Universidade de São Paulo (USP) em 1994.

Executivo do mercado financeiro, com mais de 20 anos de experiência, atuou como economista-chefe e diretor do Banco Votorantim, e como sócio na Quest Investimentos. Weintraub foi integrante da equipe de transição do governo do presidente Bolsonaro, e ocupou o cargo de secretário executivo da Casa Civil, sob o comando de Onyx Lorenzoni.

GOVERNO FEDERAL