O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto da Liga Acadêmica de Enfermagem do Câmpus Joinville realiza oficinas sobre o SUS para alunos do ensino fundamental

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 13 set 2022 12:48 Data de Atualização: 15 set 2022 16:35

Conhecer para entender, saber usar, defender e garantir direitos. O conhecimento é essencial em qualquer área, mas, quando o assunto é saúde pública, o acesso a informações corretas é ainda mais importante e deve ser universal, assim como o próprio Sistema Único de Saúde brasileiro, o “nosso” SUS. Este é o conceito do projeto “SUStentar: estímulo à responsabilidade social em saúde de estudantes da rede pública de ensino do município de Joinville/SC”, desenvolvido pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva IFSC (Lascif), do curso superior de Enfermagem do Câmpus Joinville.

O projeto está sendo aplicado na Escola de Educação Básica Arnaldo Moreira Douat, no bairro Costa e Silva, com alunos de 13 a 15 anos de duas turmas de 8º ano, do período vespertino. Até o final do ano, serão realizadas seis oficinas para refletir com os adolescentes a importância do SUS, sua história, abrangência, financiamento e serviços ofertados, bem como as responsabilidades, direitos e deveres dos cidadãos.

“Trata-se de um projeto de múltiplos olhares, articulado entre educação, saúde e sociedade”, contam as acadêmicas de Enfermagem, lembrando que todo trabalho parte da percepção dos alunos para construção conjunta do conhecimento, comprometendo os adolescentes a serem agentes multiplicadores de informação nas famílias e na comunidade.

A proposta partiu de demandas do Conselho Local de Saúde do Bairro Costa e Silva, que indicou a necessidade de disseminar informações sobre o funcionamento do SUS para a comunidade, além de auxiliar os usuários a compreenderem o fluxo de atendimento da unidade básica de saúde (UBSF) e sensibilizar a população quanto à corresponsabilidade nos atendimentos, a fim de evitar atrasos e ausências em consultas agendadas e amenizar a resistência a ações preventivas de saúde, por exemplo.

Desde que foi criada, no ano passado, a Liga de Saúde Coletiva trabalha em parceria com o conselho de saúde do bairro em que está localizado o câmpus do IFSC em Joinville. Além de uma cadeira como membro, a Lascif também compõe a mesa diretora do conselho. “É uma oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos, através de ensino, pesquisa e extensão em Ciências da Saúde, compartilhando-os com a comunidade externa e impactando o município de Joinville com ações de promoção, prevenção e assistência à saúde”, explicam as alunas de Enfermagem.

A Lascif é composta por Daiane de Souza Kochanowski, Eduarda Fragoso Ledesma, Jackeline Francinete Andrade Coimbra, Nicole Berger, Nicole Sasse, Suzane Teuber Schulze e Thayna Karoliny da Maia. As professoras Kristiane de Castro Dias Duque e Luciana Maria Mazon orientam o grupo e coordenam o projeto.

CÂMPUS JOINVILLE EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.