O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Número de inscrições para o Desafio IFSC apresenta crescimento de quase 100%

NEWS Data de Publicação: 16 abr 2019 14:25 Data de Atualização: 27 ago 2019 14:57

Efeito cascata é o que se pode atribuir ao Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2019, já que não só a iniciativa atingiu quase o dobro de projetos participantes, como também desencadeou um incremento no total de alunos e de câmpus envolvidos, em relação à edição do ano passado. A afirmação tem por base 66 equipes inscritas, 200 alunos participantes nos projetos concorrentes de 18 câmpus. O Desafio, que encerrou o período de inscrições no último 4 de abril, divulgou na manhã desta terça-feira (16) a listagem definitiva de inscrições homologadas.

Em 2018, o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras contou com 38 equipes participantes, 90 alunos de 12 câmpus. Os 200 estudantes dessa 4ª edição pertencem aos câmpus de Araranguá, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Garopaba, Itajaí, Jaraguá do Sul-RAU, Jaraguá do Sul-Centro, Joinville, Lages, Palhoça-Bilingue, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Urupema. O Câmpus Florianópolis é, mais uma vez, o que conta com maior participação, sendo representado por 11 equipes, seguido pelo Câmpus Itajaí com 10 projetos.

Segundo o chefe do Departamento de Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Luiz Henrique Castelan Carlson, o Desafio segue priorizando a qualidade das propostas em detrimento da quantidade delas. No entanto, defende que em face do potencial dos alunos e professores a participação na iniciativa poderia ser ainda maior, até mesmo pelo porte da Instituição.

Capacitação

Após as homologações das equipes concorrentes, elas participam até 24 de maio de capacitações dirigidas ao empreendedorismo. Temáticas como proposta de valor, segmentação de clientes, desenvolvimento do produto, e validação do negócio são apresentados através do Quadro Canvas, ferramenta criada por Alex Osterwalder, que permite visualizar as funções principais de um negócio, no qual se pode descrever, visualizar e alterar modelos de negócios.

A divulgação das 15 equipes finalistas e classificadas para o evento PITCH-Sepei 2019 será em 10 de junho, mas somente dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, datas de realização do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2019) serão conhecidas e premiadas as oito ideias inovadoras e vencedoras do Desafio.

Conhecer os vencedores, nesse caso, não indica finalização da iniciativa: já começa em 5 de agosto a fase de execução do projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação que se estende até 12 de dezembro próximo, com a entrega do relatório final e prestação de contas.

O Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2019 é uma ação integrante do Pacto pela Inovação.

INOVAÇÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.