O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Inscrições abertas para cursos técnicos concomitantes no Câmpus Canoinhas

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 10 nov 2022 10:18 Data de Atualização: 10 nov 2022 10:55

Para quem estuda o Ensino Médio em outra escola e quer fazer uma formação técnica ao mesmo tempo, o Câmpus Canoinhas do IFSC tem duas opções de cursos: técnico concomitante em Edificações e técnico concomitante em Manutenção e Suporte em Informática. As inscrições estão abertas até 9 de dezembro. Cada curso tem 40 vagas.

Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo. A seleção será por sorteio no dia 16 de dezembro. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 27 de dezembro. As matrículas on-line dos aprovados em 1ª chamada e a manifestação de interesse dos candidatos em permanecer na lista de espera deverão ser feitas de 16 a 26 de janeiro de 2023. As aulas começam em 6 de fevereiro.

Clique aqui para acessar a página do processo seletivo, onde estão todas as informações

Como se inscrever

As inscrições on-line devem ser feitas até 9 de dezembro, pelo Portal de Inscrições.

Ao acessar o sistema, o interessado deve:

  • - selecionar a opção “Quero me inscrever”;
  • - escolher o Câmpus Canoinhas;
  • - selecionar o curso (Edificações ou Manutenção e Suporte em Informática);
  • - preencher todos os dados solicitados;
  • - assinalar opção por ampla concorrência ou sistema de cotas;
  • - conferir todos os dados; e
  • - salvar o comprovante de inscrição.

Assista ao vídeo que explica o passo a passo da inscrição:

 

Sobre os cursos

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição, em qualquer série, e receba a formação técnica no IFSC. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.

Com três semestres de duração e aulas no período da tarde, o curso de Edificações forma profissionais aptos a desenvolver e executar projetos de edificações, de acordo com as normas técnicas de segurança e a legislação específica. O profissional atua também no planejamento e elaboração de orçamento de obras e auxilia no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Pode orientar e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações, além de orientar na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

O curso de Manutenção e Suporte em Informática também tem aulas no período da tarde e duração de três semestres. O profissional pode atuar com manutenção e suporte de sistemas, apto a configurar, instalar e efetuar a manutenção de computadores e redes. O projeto do curso é voltado também ao desenvolvimento do empreendedorismo.

Cotas

Metade das vagas ofertadas no Edital 15/DEING/2023/1 é reservada a candidatos provenientes de escolas públicas, com cotas para estudantes de baixa renda, com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para participar do processo seletivo pelo sistema de cotas, essa opção deve ser feita no momento da inscrição.

Saiba mais sobre o sistema de cotas 

Vagas no Câmpus Canoinhas

 

CÂMPUS CANOINHAS ESTUDE NO IFSC NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.