O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Itajaí está com inscrições abertas para cursos técnicos

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 10 nov 2022 15:13 Data de Atualização: 10 nov 2022 15:33

Estão abertas, até 9 de dezembro, as inscrições para cursos técnicos do Câmpus Itajaí. Há 160 vagas abertas, sendo 40 para o curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros, que é voltado para quem quer fazer o ensino médio e o técnico no IFSC, e outras 120 vagas para cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio nas áreas de Aquicultura, Eletroeletrônica e Mecânica. A forma de seleção para todos os cursos é por meio de sorteio público. Para se inscrever, clique aqui

Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo.

O curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros tem duração de três anos e as aulas são realizadas no período da manhã e da tarde. No curso, o estudante aprende a atuar profissionalmente em profissionalmente em atividades de cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas, além de atividades de pesca extrativa em rios, mares e lagos. A preparação de tanques e viveiros para produção aquícola, os procedimentos de auxílio na condução de embarcação a áreas de pesca e beneficiamento de pescado são algumas das competências desenvolvidas. 

O curso técnico subsequente em Aquicultura tem duração de três semestres e tem aulas no período noturno. O estudante aprende técnicas de cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas. Esse profissional também pode atuar na preparação de tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Realiza ainda a preparação, oferta e ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade, além de beneficiar o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos. 

O curso técnico subsequente em Eletroeletrônica tem duração de quatro semestres e as aulas são realizadas no período noturno. No curso, o estudante aprende a planejar e executar a instalação e a manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança. Esse profissional também pode projetar e instalar sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos e propor o uso eficiente da energia elétrica, além de elaborar, desenvolver e executar projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão.

O curso técnico subsequente em Mecânica tem duração de quatro semestres e as aulas são realizadas no período noturno. No curso, o estudante aprende a elaborar projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. É responsável por planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Além disso, o técnico em Mecânica controla processos de fabricação, aplica técnicas de medição e ensaios e especifica materiais para construção mecânica.    

Como se inscrever
As inscrições on-line devem ser feitas de 10 de novembro a 9 de dezembro, pelo Portal de Inscrições.

Ao acessar o sistema, o interessado deve:
- selecionar a opção “Quero me inscrever”;
- escolher o município ou câmpus em que pretende estudar;
- selecionar o curso;
- preencher todos os dados solicitados;
- assinalar opção por ampla concorrência ou sistema de cotas;
- conferir todos os dados; e
- salvar o comprovante de inscrição.


Cotas
Metade das vagas ofertadas no Edital 15/DEING/2023/1 são reservadas a candidatos provenientes de escolas públicas, com cotas para estudantes de baixa renda, com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para participar do processo seletivo pelo sistema de cotas, essa opção deve ser feita no momento da inscrição.

Saiba mais sobre o sistema de cotas 

Processo seletivo, resultado e matrículas

A seleção para todos os cursos do Edital 15/DEING/2023/1 será por sorteio público, realizado às 15h30 do dia 16 de dezembro. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 27 de dezembro, a partir das 18h.

As matrículas on-line dos aprovados em 1ª chamada e a manifestação de interesse dos candidatos em permanecer na lista de espera deverão ser feitas de 16 a 26 de janeiro de 2023, com o envio, pela internet, da documentação prevista no item 6.3.1 do edital. O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital, no item 6.3.1.

Câmpus Itajaí

Técnico integrado em Recursos Pesqueiros - 40 vagas (integral)
Técnico subsequente em Aquicultura - 40 vagas (noturno)
Técnico subsequente em Eletroeletrônica - 40 vagas (noturno)
Técnico subsequente em Mecânica - 40 vagas (noturno)

 

CÂMPUS ITAJAÍ ESTUDE NO IFSC

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.