O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Chapecó recebe melhorias na iluminação e na acessibilidade

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 21 nov 2022 10:20 Data de Atualização: 02 dez 2022 07:06

Neste ano, o Câmpus Chapecó recebeu duas importantes melhorias estruturais: a instalação de rampas entre os blocos e a iluminação dos toldos na área de circulação. Além da iluminação e das rampas de acesso aos blocos D, E e F, o projeto contemplou a instalação de um carregador para cadeiras motorizadas.

As obras foram concluídas em três meses e têm o objetivo de aumentar a segurança e facilitar o trânsito dos estudantes entre os blocos, como explica o professor Daniel Fabricio: “O câmpus ganhou uma circulação mais segura entre os blocos no período noturno, onde há a maior quantidade de alunos no câmpus, além de ganhos significativos em termos de eficiência energética e facilidade de manutenção do sistema de iluminação”.

O projeto de melhoria foi elaborado pelos professores e estudantes, colocando em prática conteúdos que são aprendidos em sala de aula. Um dos professores coordenadores do projeto, Décio Leandro Chiodi, explica que a instalação desse sistema envolveu conhecimentos dos cursos técnicos em Eletroeletrônica e em Segurança do Trabalho, de forma que os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos de instalações elétricas. Décio acrescenta ainda que esse novo sistema de iluminação permitirá grandes ganhos em termos de eficiência energética.

As melhorias foram possíveis com o apoio do edital 24/2022/Proppi, lançado pela Coordenadoria de Pesquisa do câmpus, para apoio a projetos de pesquisa com finalidade didático-pedagógica focados em acessibilidade e eficiência energética. O edital oferecia o total de R$ 40 mil divididos em até dois projetos de pesquisa. O projeto vencedor foi idealizado e executado pelo professor Décio Leandro Chiodi, junto aos professores Filipe Gonçalves dos Santos, Ricardo Roman e Maro Jinbo e pelos bolsistas Gean Carlos Chiarello e Gabriel Henrique Slomski Vacarin.

CÂMPUS CHAPECÓ NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.