Pular para o conteúdo

Notícias

Curso técnico em Saneamento participa de instalação de cisterna em escola da rede pública municipal

EXTENSÃO Data de Publicação: 25 nov 2022 11:21 Data de Atualização: 25 nov 2022 11:32

Quarta-feira (23) foi dia de festa na EBM Intendente Aricomedes da Silva (Ebias), no bairro Cachoeira do Bom Jesus. A partir de uma iniciativa do Instituto Nexxsera, através do Programa Conexxão Jovem a escola recebeu, com a parceria do Câmpus Florianópolis, através do projeto de extensão Implantação de Sistema de Captação de Água de Chuva na Ebias, uma cisterna para captação e reaproveitamento da água da chuva. 

O programa Conexxão Jovem, iniciativa realizada pelo Instituto Nexxera, braço social do Grupo Nexxees/Nexxsera, tem como objetivo promover o desenvolvimento da educação empreendedora nas escolas da região. Assim, instigou nos estudantes a proposição de soluções para problemas detectados em sua comunidade, em uma iniciativa semelhante ao Protagonismo Discente do IFSC. 

Uma equipe de alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Básica foi uma das vencedoras do Desafio Conexxão Jovem, iniciativa do Instituto Nexxera, que visa o desenvolvimento da educação empreendedora na solução de problemas da comunidade escolar. A equipe apresentou como proposta a construção de um sistema de captação de água de chuvas. O IFSC, através do curso técnico integrado em Saneamento, entrou como parceiro na atividade para fornecer orientação técnica para realização do projeto vencedor. Os alunos da Aricomedes quiseram diminuir os gastos com a água, tanto em termos financeiros, como pensando ainda na sustentabilidade e meio ambiente. 

A equipe Gota D’água, vencedora da iniciativa do Instituto Nexxera, propôs então a instalação de uma cisterna para aproveitamento da água da chuva, com foco na irrigação da horta escolar e limpeza da edificação. Os autores foram os estudantes do 6º ano Isabella Mross Becker de Oliveira, Isadora Cristina da Silva, Sérgio Augusto Zambone, Sthefany Sofia dos Santos Souza e João Gabriel Pereira da Silva. O projeto também contou com a parceria do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina na concepção da ideia e construção da cisterna, através da atuação dos professores do curso Técnico em Saneamento, Reginaldo Jaques e Ricardo Clemente de Lima. 

Eles relatam que a construção da cisterna iniciou em setembro passado. “Fizemos o projeto e a execução da obra para a cisterna de 5 mil litros. É uma iniciativa importante para economia de água. Estamos de portas abertas para parcerias como essa”, destaca Ricardo. 

"O Conexxão Jovem é a oportunidade que o Instituto Nexxera encontrou para dar ainda mais voz aos estudantes na busca por soluções a problemas que fazem muito sentido para eles. Nos orgulhamos de construir isso junto com a Secretaria de Educação de Florianópolis, com as escolas, seus educadores e estudantes", destaca a gestora do Instituto Nexxera, Carla Inácio da Cunha. Para a implementação das propostas selecionadas, a escola foi contemplada com até R$ 10 mil. Além disso, um aluno, apontado pela equipe vencedora como o mais empenhado do grupo, também foi contemplado com um computador completo. 

Na prática

A partir de estudos e pesquisas sobre os sistemas de captação de água de chuvas, e também da realização de visita técnica no local de implantação, foi desenvolvido um projeto básico para o sistema da escola e a posterior construção do mesmo. Os alunos do IFSC foram responsáveis por realizar atividade de educação ambiental na EBIAS explicando o funcionamento e os benefícios do aproveitamento da água de chuva. 

Os discentes do IFSC envolvidos no projeto foram os alunos da 8ª fase do curso técnico integrado em Saneamento, e foram os responsáveis por pesquisar sobre sistemas de captação de água de chuva (conceitos; usos; materiais e equipamentos; dados, cálculos e dimensionamento; impactos ambientais, sociais e econômicos) , auxiliar na elaboração do projeto básico do sistema de captação; colaborar na recepção dos alunos da Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva na SNCT; elaborar uma atividade de educação ambiental para os alunos da Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva; auxiliar na construção do sistema de captação de água de chuvas. 

Além disso, o projeto de extensão oportunizou atividades de ensino, pesquisa e extensão para ambos os estudantes envolvidos na iniciativa. Os alunos tanto do IFSC, quanto do Ebias, realizaram estudos para compreender o funcionamento dos sistemas de captação de águas de chuvas, seus possíveis usos e os benefícios ambientais, sociais e econômicos. Os conhecimentos foram compartilhados mutuamente entre as partes envolvidas. Também foram desenvolvidas pesquisas sobre os sistemas de captação de água de chuva já existentes na região, os materiais e equipamentos utilizados, pesquisas de preços, métodos de cálculo e dimensionamento, normas aplicáveis, até a elaboração de um projeto básico. E no que se refere à extensão, houve a participação direta entre as partes: Câmpus Florianópolis, Instituto Nexxera e Ebias, através de reuniões, atividades de educação ambiental, visitas às instituições e a construção do sistema de captação.

As equipes foram avaliadas por uma banca composta por colaboradores do Programa de Voluntariado Nexxees, pelo Conselho Executivo do Grupo Nexxees, pelas equipes do Instituto Nexxera e da Secretaria de Educação de Florianópolis e pelo menos um representante da escola. 

Conexxão

Nesta edição, o programa contou com a participação de 119 estudantes das duas escolas contempladas e recebeu 13 propostas diferentes de projetos. Todas as propostas foram reunidas em um e-book desenvolvido pelo Instituto Nexxera e entregue ao secretário da educação do município com o propósito de contribuir, a partir do olhar dos estudantes, na busca de soluções aos problemas latentes das unidades escolares da cidade de Florianópolis. “O Conexxão Jovem já teve duas edições. Este ano, voltamos ainda mais convictos do nosso propósito de empoderar os adolescentes a pensarem em problemas que se tornaram mais evidentes com a pandemia. Queremos estimulá-los a encontrar soluções em que acreditam para gerar a transformação que sonham e assim resgatar a autoestima e a esperança, além de fortalecer o protagonismo deste público na construção de uma sociedade mais sustentável”, afirma a diretora do Instituto Nexxera, Daniela Silva. 

Lançado em 2018, o Conexxão Jovem está alinhado ao apelo global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, que visa acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, entre outras ações, e foi reconhecido como um case de sucesso durante o ODS na Prática, evento anual realizado pela Coordenação Estadual do Movimento Nacional ODS/SC, que apresenta diferentes exemplos de boas práticas de sustentabilidade entre pessoas físicas e jurídicas. O projeto atende ao ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 10 - Redução das Desigualdades, ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação. O projeto também teve destaque na revista internacional Global Business Coalition for Education em 2021. 

Ao todo, o programa já atendeu cerca de 700 pessoas, incluindo cinco escolas da rede pública e a capacitação de 40 professores. Uma pesquisa realizada pelo Instituto com os participantes identificou que 53,5% deles modificaram suas visões de futuro e 79,1% se abriram mais para novos aprendizados. 

Sobre o Instituto Nexxera 

O Instituto Nexxera é uma organização social que transforma a realidade de pessoas e comunidades mais vulneráveis especialmente da Grande Florianópolis, além de alcançar outras cidades brasileiras. Dessa forma, materializa a Responsabilidade Socioambiental - um dos grandes valores do Grupo Nexxees, seu fundador e mantenedor. Tem como propósito aproximar pessoas de oportunidades, promover a inclusão social e combater a desigualdade, além de gerar transformação e impacto por meio da educação, empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e comunitário. 

Devido à relevância e impactos dos gerados pelos projetos e programas do Instituto Nexxera, o Grupo Nexxees já foi certificado 10 vezes em Responsabilidade Social pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina; recebeu a homenagem Laelia Purpurata e foi premiado com o Troféu Destaque SC 5 vezes neste mesmo edital de reconhecimento. Em 2021, o Grupo Nexxees foi reconhecido com o melhor projeto de impacto positivo nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santa Catarina na categoria “Empresa Privada e Pública” com o Conexxão de Impacto. 

EXTENSÃO

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.