O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudantes transformam tecidos de uniformes da polícia em novas peças de roupas

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 25 nov 2022 14:51 Data de Atualização: 25 nov 2022 15:45

Nas aulas de costura, da terceira fase do técnico em Modelagem do Vestuário do Câmpus Gaspar, os estudantes tiveram o desafio de transformar fardas antigas doadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em novas peças de roupas utilizando o conceito de upcycling. A atividade tinha como proposta evitar o desperdício de materiais que seriam jogados no lixo e que são potencialmente úteis dando a eles novos usos. “O conceitual das peças eles desenvolveram na segunda fase do curso e agora nas aulas de costura eles transformaram as fardas em novas peças de roupas. Alguns desmancharam as costuras, planificaram novamente o tecido e transformaram em outro produto. Outros foram adaptando a peça, aproveitando os botões, bolsos e zípers. Essa turma nos surpreendeu pela dedicação e pelo capricho na execução”, explica a professora Carolina Carioni. 

Cada estudante recebeu uma quantidade de uniforme e era preciso descaracterizá-lo como tirar as insígnias da PRF que identificavam os uniformes da polícia. “O primeiro impacto quando você pega a farda e vê que tem que transformar em algo diferente, que não se pareça com uma farda, parece ser algo impossível.  Aos poucos a gente foi superando os desafios que encontramos com a criação e a costura das peças e conseguimos um resultado bastante satisfatório. Conseguimos aproveitar as peças como matéria-prima, de uma forma que não foi preciso processá-las de novo para que elas pudessem voltar à cadeia produtiva”, explica a estudante Márcia Nicolodi.

Para quem quiser conferir o resultado do trabalho dos estudantes, as peças estão expostas no hall de entrada do Câmpus até esta sexta-feira (25).    

 

CÂMPUS GASPAR EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.