O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Exame de classificação é realizado neste domingo em 13 cidades de SC

NEWS Data de Publicação: 27 nov 2022 16:01 Data de Atualização: 27 nov 2022 18:40

Neste domingo (27),  4,7 mil candidatos disputam 1.162 vagas em 32 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O exame de classificação está sendo realizado nas cidades de Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Os aprovados iniciam o Ensino Médio Técnico no IFSC no primeiro semestre de 2023

A prova iniciou às 14h e tem três horas de duração. O exame é composto por 20 questões de múltipla escolha - sendo 10 questões de Língua Portuguesa e 10 de Matemática - abrangendo conteúdos do Ensino Fundamental. Depois de uma hora e meia, os candidatos puderam deixar os locais de prova.

Mariana de Lima,de 14 anos, está tentando uma vaga no Ensino Médio Técnico do Câmpus Joinville. A estudante conta que quer muito estudar no IFSC porque é uma das melhores instituições de ensino. “Eu não quero fazer um Ensino Médio mixuruca e sim ter um aprendizado muito bom”, contou. O fato de o câmpus ser perto da sua casa também foi um motivo a mais para tentar uma vaga no IFSC. “ É uma escola boa, perto de mim e onde tenho a chance de estudar”, afirmou.

Ana Clara Olavo, de 15 anos, foi uma das primeiras candidatas a sair do Câmpus Florianópolis. Ela tenta uma vaga no curso técnico integrado em Eletrotécnica e está confiante com o resultado do exame. “Não achei nem tão fácil e nem tão difícil”, disse na saída do local de prova. Aluna de uma escola estadual da capital, ela soube do exame do IFSC por meio de amigos e das redes sociais. “Quero muito estudar aqui porque é uma escola excelente, com boa estrutura e ótimos professores”, afirmou.

Uma das características do exame de classificação é a grande quantidade de familiares e amigos que ficam aguardando os candidatos saírem da prova. Do lado de fora do Câmpus Florianópolis, Simone Campos de Sousa esperava o filho João Victor. “Estou tranquila, porque sou concurseira e estou acostumada,mas acho que ele estava bastante ansioso, apesar de estar preparado”, revelou. Ela está na torcida para que João se torne um aluno do IFSC assim como sua irmã, que fez o Ensino Médio Técnico e a graduação na instituição. “ É uma escola excelente e de referência”, destacou.

Veja mais fotos do exame na página do IFSC no Facebook

Cursos mais concorridos

O curso mais concorrido neste processo seletivo é o técnico em Química (Matutino) do Câmpus Florianópolis com 15,81 candidatos por vaga, seguido pelos cursos técnicos integrados em Eletrônica (15,08 c/v), Eletrotécnica (9,33) e Edificações (9,31) - todos do câmpus Florianópolis.Veja aqui a relação de candidato por vaga de todos os cursos.

O índice de abstenção geral do exame deste domingo foi de 13%. O local de prova com maior índice de abstenção foi o Câmpus Itajaí( 24,1%),seguido dos câmpus  Joinville (15,2%) e Jaraguá do Sul-Centro (14,9%). 

Veja aqui o índice de acordo com o local de prova

O gabarito preliminar do exame será divulgado neste domingo, após às 18h, na página de Provas e Gabaritos.

Mais informações do exame no Edital 04/DEING/2023/1.

ESTUDE NO IFSC NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.