O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto de robótica representa o IFSC na SNCT nacional

EXTENSÃO Data de Publicação: 29 nov 2022 16:56 Data de Atualização: 02 dez 2022 14:21

O projeto “Robótica na Escola: Programando o Futuro”, dos câmpus Garopaba e Tubarão, representou o IFSC na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em Brasília, no período de 28 de novembro a primeiro de dezembro em Brasília, DF.

O projeto foi classificado entre os oito melhores projetos de Extensão do Brasil, escolhidos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e garantindo uma vaga no evento

Nos dias 28 e 29 de novembro, o aluno e bolsista do Câmpus Garopaba, Yuri Lourenço, e o contador do Câmpus e co-coordenador do projeto, Rodrigo Balbinot Reis, montaram dois robôs Lego e realizaram demonstrações para de escolas do Distrito Federal no espaço do evento destinado ao MEC.

Para o estudante, foi uma experiência muito boa, em que foi possível conhecer outros projetos de Extensão do Brasil e trocar experiências. “A gente acabou vendo que não é só o nosso projeto que tem o mesmo intuito. Eu acho que essa é a melhor parte, conversar com o pessoal e saber que a gente é um dos melhores do país é uma sensação de muito orgulho”, completa Yuri.

O contador Rodrigo lembra que foi uma surpresa ser chamado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que coordena o edital dos projetos de Extensão. Segundo ele, foi uma experiência positiva ser chamado para participar do evento, principalmente pela troca de experiências e “acompanhar esse movimento de inovação que está acontecendo em todo o país”. Além disso, lembra que o projeto foi aprimorado e submetido novamente ao edital nacional para ter continuidade em 2023.

Robótica na Escola atendeu mais de 300 estudantes

O projeto “Robótica na Escola: Programando o Futuro” é desenvolvido em parceria entre os câmpus Garopaba e Tubarão do IFSC, com o objetivo de levar o ensino da robótica e iniciação à programação a estudantes do ensino fundamental. Em 2022, foram atendidos mais de 300 estudantes de escolas de Imbituba, Paulo Lopes, Tubarão e Capivari de Baixo.

Durante o curso, os alunos puderam fazer a montagem dos robôs utilizando kits de robótica educacional Lego, nas versões Spike Prime e Mindstorms EV3, e aprenderam sobre uso de sensores, lógica de programação e resolução de problemas em equipe.

O projeto recebeu cerca de R$ 90 mil de financiamento por meio do edital nacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que em 2021 selecionou projetos de iniciação tecnológica de instituições da Rede Federal para o desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada de estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino.

-> Saiba mais sobre o projeto

EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.