O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudantes fazem visita técnica a roteiro rural na cidade de Quilombo

ENSINO Data de Publicação: 30 nov 2022 17:10 Data de Atualização: 02 dez 2022 07:19

Estudantes e servidores do Câmpus São Lourenço do Oeste visitaram, no último sábado (26 de novembro), a Rota Turística Encantos Rurais, na cidade de Quilombo, distante cerca de 55 quilômetros do município.

A iniciativa liderada pela professora de Administração Clara Rosane Artmann teve origem na unidade curricular de Turismo Rural, do curso técnico em Agronegócio. Além dos estudantes das fases 2 e 4 desse curso, também participarem da atividade alunos do curso técnico em Administração e do curso de formação inicial e continuada Marketing e Vendas para Pequenos Negócios.

“A rota foi idealizada pelos produtores locais com objetivo de aumentar a lucratividade e evitar êxodo rural, ou seja, foi resultado da união de agricultores, que nunca saíram de suas localidades e utilizam os atrativos da rota para subsistência e conservação da cultura local. O objetivo de mostrar isso aos estudantes foi o conceito de associativismo, destacando o planejamento e organização das famílias”, conta a professora Clara Artmann.

Acompanhado por uma guia de turismo, o grupo foi primeiramente em uma panificadora para o café da manhã, localizada na casa da proprietária; depois, visitaram a associação dos apicultores onde se localiza a casa do Mel; então, visitaram a Vinícola Busnello, cuja fabricação e plantio da uva é local. Para o almoço, o grupo estece na  Fazenda ASB. Então, visitaram Salto Saudades (cataratas de Quilombo) e, por último, visitaram a Cachaçaria Dona Nelva. Houve degustação em todos os locais e os produtos podiam ser adquiridos pelos estudantes e servidores. 

Experiência

A aluna do curso técnico concomitante em Agronegócio Luana Slaviero afirma que a atividade proporcionou muito conhecimento, novas experiências e aprendizados. “Conhecendo um pouco mais sobre a cultura local, forma de vida e sustento das famílias, suas fontes de renda, como no caso o vinho, mel, cachaça. Uma cidade acolhedora e com muito a oferecer aos seus visitantes, seus encantos naturais, como toda a força de vontade das famílias em especial as mulheres que visitamos, que se dedicam sozinhas a atividades incríveis, oferecendo a  Quilombo experiências únicas”, observa.

O estudante Giovanni Cunico destaca a oportunidade de conhecer as famílias que atuam nos negócios visitados. “Fomos muito bem recepcionados, com a história de cada família, das suas origens e culturas e degustar a boa comida e bebidas que ainda produzem conforme nossos tataravós e bisavós. Além de agregamos muito conhecimento e saber um pouquinho da história de cada família.”

 

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.